Regulamento


» Empréstimo
Prazo de empréstimo e quantidade de documentos permitidos por tipo de cliente e tipo de documento:

Alunos: 3 itens entre: livros, CD-ROMs,  monografias, teses ou dissertações com devolução em 7 dias, ou 1 vídeo, com devolução em 3 dias.
Funcionários: 5 itens entre: livros, CD-ROMs,  monografias, teses ou dissertações com devolução em 15 dias, ou 1 vídeo, com devolução em 10 dias.
Professores: 5 itens entre: livros, CD-ROMs,  monografias, teses ou dissertações com devolução em 15 dias, ou 1 vídeo, com devolução em 10 dias.
Público externo: Acervo disponível apenas para consulta.
Periódicos e coleção de referência: Apenas para consulta.

» Suspensão do empréstimo
Excedido o prazo determinado para a entrega sem renovação ou devolução da obra, o usuário em atraso terá uma penalidade, não podendo realizar empréstimos ou consulta de quaisquer obras. A penalidade prevista é de 2 dias para cada dia de atraso. Este valor é multiplicado pela quantidade de itens em atraso que o usuário está.

» Perda ou danos ao material

No caso de perda ou danos que comprometam o uso do material, o usuário deve repor na biblioteca um item igual ou de edição superior ao extraviado. Caso o item não esteja mais disponível para a compra, outro item será indicado pelo bibliotecário.

» Reserva de documentos

É permitida a reserva de até dois títulos, se não houver exemplar disponível na Biblioteca. O exemplar de pesquisa não pode ser reservado.
É permitida a reserva somente de uma edição do mesmo título.
O documento fica reservado até 24 horas após a devolução.
O usuário que estiver suspenso de empréstimo domiciliar ficará impedido de realizar qualquer reserva. Caso já tenha efetuado uma reserva antes da suspensão, terá sua reserva cancelada.

» Empréstimo para xerox

Fica retida a carteirinha da biblioteca ou a cédula de identidade (RG) até que o usuário devolva o item à Biblioteca.

» Doações de material bibliográfico

A Biblioteca receberá materiais bibliográficos em doação e, após avaliação, serão incorporados ao acervo, repassados para outra instituição ou mandados à reciclagem.
O doador deverá preencher um formulário em que, além dos dados pessoais, consta uma declaração autorizando a Biblioteca a repassar para outras instituições ou descartar os materiais que não serão incorporados ao acervo.

» Aquisição

Os docentes, direção, coordenação e membros da Biblioteca poderão indicar livros para serem adquiridos. Os títulos indicados deverão ser aqueles adotados como leitura obrigatória na disciplina ministrada pelo docente e/ou de Leitura complementar.

» Responsabilidades do usuário
É responsabilidade do usuário: zelar pela conservação dos documentos, mobiliários e equipamentos, não rabiscando, rasgando, sujando, mutilando, quebrando ou desempenhando qualquer outra atividade que venha a prejudicar a Biblioteca.
As orientações para um bom convívio entre os usuários na Biblioteca são as seguintes:
- manter silêncio nas dependências da Biblioteca e locais próximos a ela, como corredores, escadas, salas vizinhas, etc;
- cumprir o regulamento da Biblioteca;
- respeitar as orientações do bibliotecário e equipe da Biblioteca; e
- respeitar os colegas.

» Proibições no ambiente da Biblioteca

- Fumar, comer ou beber;
- Falar em voz alta no aparelho celular ou utilizar aparelhos sonoros;
- Ligar, desligar e alterar a temperatura dos aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e a iluminação (permitido somente para funcionários);
- Sentar sobre as mesas ou colocar os pés sobre as cadeiras.

» Biblioteca Eletrônica

- Os alunos das escolas mantidas têm acesso restrito aos sites de informações culturais e científicas.
- É proibido o acesso a jogos, salas de bate papo, redes sociais e quaisquer outros sites não pertinentes à pesquisa.
- Havendo necessidade de impressão do assunto consultado ou pesquisado, o aluno deverá solicitar autorização do funcionário, responsabilizando-se pelo respectivo pagamento.
- Não é permitido lanchar e nem ingerir qualquer tipo de bebida no recinto da Biblioteca Eletrônica.
- O silêncio e o bom comportamento são condições essenciais para que o aluno utilize a Biblioteca Eletrônica.
- O patrimônio físico da Biblioteca Eletrônica, constituído de cadeiras, mesas e computadores, deverá ser preservado.
- Alunos do Colégio Anglo-CID devem deixar suas carteirinhas da Biblioteca no balcão, antes de utilizarem a Biblioteca Eletrônica.

» Sanções do uso inadequado da Biblioteca Eletrônica
- Os usuários serão suspensos por três dias úteis se desrespeitarem as regras deste regulamento.
- Em caso de desrespeito aos funcionários, devidamente comprovado, a suspensão poderá atingir até 30 dias.
- Em caso de reincidência de penalidade, bem como a quebra de um computador por mau uso ou a instalação de jogos ou programas não autorizados, a suspensão será superior a 30 dias, ficando inclusive proibida a sua entrada no recinto da Biblioteca Eletrônica.