Faculdade Unifadra e Anglo-CID realizam formatura do Inclusão Digital

16/10/2017

O Colégio Anglo-CID e a Faculdade Unifadra realizaram, no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves”, no dia 6 de outubro, a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do Projeto Inclusão Digital: "Os Primeiros Passos na Informática" para alunos da rede pública e particular de ensino. O projeto de Inclusão Digital, que é gratuito e destinado às crianças de 5 e 6 anos, busca proporcionar o desenvolvimento de habilidades, raciocínio e pensamento crítico, potencializando o processo de alfabetização dos participantes. O projeto é coordenado pela profa. Me. Lívia Raposo Bardy professora do curso de Pedagogia, e apoiado pela coordenadora do curso de Pedagogia da Unifadra profa. Me. Vanessa Ribeiro Andreto, em parceria com o Colégio Anglo-CID. Durante as aulas, as monitoras Meriele Fumagali, Roseli Machado e Beatriz Fernandes trabalharam com as crianças atividades de leitura e escrita, matemática simples, pinturas, desenhos, jogos de memorização, histórias infantis, entre outros. Os jovens também tiveram aulas utilizando o programa de informática Kid Class. Os alunos puderam aprender conteúdos tecnológicos de forma interdisciplinar, contribuindo assim para a alfabetização. Segundo a diretora do Colégio Anglo-CID Eulália Pires Fava, foram utilizados diversos objetos de aprendizagem. "As atividades de alfabetização, letramento e matemática nos mostraram um avanço significativo nas crianças desde o início do curso até hoje", completou. Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia Vanessa Andreto, na edição de 2017, o Projeto ganhou uma nova roupagem, atendendo não somente aos critérios de extensão, mas sim de pesquisa da faculdade. “Temos um trabalho científico de estudo sobre o projeto concorrendo à publicação no CONIC 2017”, destacou Vanessa. O Projeto tem uma característica muito importante de atendimento às crianças de nossa comunidade de maneira gratuita, com o intuito de incluí-las desde cedo no mundo digital, como também pontencializar o processo de alfabetização por meio de atividades pedagógicas direcionadas no computador. O Projeto de Inclusão Digital é realizado na Fundec desde o ano de 2005 e já formou mais de 350 alunos de escolas infantis públicas e privadas de Dracena e região. Esta é a 12ª turma formada, com 35 alunos de 4 a 5 anos. O projeto ocorre em parceria entre as unidades mantidas pela Fundec: Unifadra, representada pelo curso de Pedagogia, e Colégio Anglo-CID.