Alunas do curso de Psicologia da Unifadra conquistam primeiro lugar no Conic

27/11/2017

Bárbara Semensato Ribeiro e Nathália Beatriz da Rocha Pasqualeto foram premiadas na categoria “Artigo Concluído/Ciências Humanas e Sociais”, no 17º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), realizado no último sábado (25), na Universidade Ítalo-Brasileira, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. As alunas do 10º termo apresentaram artigo com o título: “A doença de Alzheimer e a vivência familiar”, sob a orientação da professora mestre Andréa Frizo de Carvalho Barbosa. O prêmio entregue foi no valor de R$ 3 mil. Segundo Nathália Beatriz da Rocha Pasqualeto, a pesquisa sobre o tema começou no início deste ano e contou com cinco entrevistas com familiares de idosos que tiveram na família pessoas com Alzheimer. O 17º Conic-Semesp teve como tema central “Política e Cidadania” e contou com a apresentação de 2.099 projetos de alunos de instituições públicas e privadas, distribuídos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Tecnologias. Foram premiados os melhores trabalhos das cinco áreas do conhecimento, nas categorias “Concluído” (no valor de R$ 3.000,00), “Em Andamento” (no valor de R$ 1.000,00), e, no valor de R$ 2.000,00, o Prêmio Especial Melhor Trabalho “Concluído”, e ainda no valor de R$ 1.500,00 como Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental. A Unifadra participou com alunos dos cursos de Psicologia, Enfermagem e Pedagogia. Jaqueline Kuramoto, diretora acadêmica da Unifadra, e Enio Garbelini, vice-diretor da Unifadra, parabenizaram todos os alunos e ressaltaram que o Conic tem como objetivo identificar talentos e estimular a produção de conteúdo científico por meio do exercício da criatividade e do conhecimento adquirido. O Congresso apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do ensino superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar seu contato com o que há de mais novo no mercado. Edson Kai, diretor executivo da Fundec, lembrou que a Unifadra já obteve por duas vezes o primeiro lugar no Congresso, realizado anualmente pelo Semesp. “É com muito orgulho que parabenizamos os alunos que participaram do Conic, em especial, os acadêmicos do curso de Psicologia pela conquista do primeiro lugar no maior Congresso científico do País”, comentou.