Acadêmicos da Unifadra realizam atividade sobre a violência contra a mulher


17/05/2018


           Com o propósito de apresentar e discutir o contexto social no qual a mulher está inserida, os acadêmicos do 9º termo do curso de Psicologia e do 7º termo de Serviço Social da Unifadra, acompanhados pelas professoras Fátima Simone Silva Pereira Consoni e Maria Bernadete dos Santos Torres, realizaram um trabalho de conscientização na feira livre de Dracena no dia 9 de maio.
            Os alunos ofereceram à comunidade informações sobre os tipos de violência contra a mulher, bem como orientações sobre os direitos e recursos para o apoio e assistência da mulher vítima de violência no município.
            Segundo a coordenadora do curso de Psicologia profa. Ma. Andrea Frizo, por meio dessa ação, os acadêmicos e docentes forneceram à comunidade um momento para reflexão da questão, favorecendo e fortalecendo a necessidade de um novo olhar para a mulher. “Um olhar que diga não à violência e que respeite as diferenças”, destacou Andrea.
            A coordenadora destacou que, considerando a evolução da mulher na sociedade, é importante refletir sobre seu papel na sociedade, assim como as dificuldades que ainda enfrenta. “Ao se referir a mulher e seus direitos, vale destacar que muitos avanços foram alcançados, porém há muito a conquistar”, comentou.
             Neste contexto, a história das mulheres surge como um campo de estudo, influenciada pelos novos interesses da disciplina histórica e por campanhas feministas. O aumento dos estudos sobre as mulheres fez com que a história das mulheres se efetivasse rapidamente em nosso país.
            No Brasil, estudos dos casos denunciados nas Delegacias de Defesa da Mulher, revelam um padrão centrado na violência doméstica, sendo o parceiro ou ex-parceiro o agressor em aproximadamente 70% das denúncias (GOLDEMBERG, 1989).
            Vale destacar que desde o final dos anos 80, a violência doméstica vem sendo associada como fator de risco para saúde das mulheres, estando relacionada a várias queixas, tais como: cefaléia, distúrbios gastrointestinais, abuso de drogas e álcool e sofrimento psíquico, incluindo tentativas de suicídio (MCCAULEY, 1995).


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA