Foi realizado por nutricionistas da USP um estudo sobre a coloração dos alimentos e como isso pode beneficiar o organismo. Baseados nisso recomendam uma dieta que inclua seis cores: amarelo ou laranja, branco, vermelho, roxo, marrom e verde . Não se assuste, tudo isso pode ser obtido ao se consumir de 5 (cinco) a 9 (nove) vegetais diferentes por dia. Mas os alimentos que possuem corantes artificiais não valem, como sorvetes, refrigerantes e salgadinhos.

O importante é aproveitar o que você gosta e preparar um cardápio.

 

Amarelo / Laranja

– reforçam as defesas

 A coloração alaranjada  dos alimentos como mamão, cenoura, manga, abacaxi, milho, pêssego, batata-doce é em função do betacaroteno, que ao ser ingerido se transforma em vitamina A. Além de deixar a pele mais bonita o excedente da vitamina fortalece o sistema de defesa.

Branco – regula o intestino 

Batata, couve-flor, cogumelo, banana, feijão branco contêm mais fibras que os outros tipos. Em função disso evitam a prisão de ventre e inibem a formação de tumores no intestino. O alho e a cebola possuem uma substância que impede o corpo de produzir uma proteína com potencial cancerígeno.

Vermelho – desintoxicante

A cor vermelha é causada por um pigmento chamado licopeno, e bons exemplos são: cereja, tomate, caqui, melancia e outros. É considerado um antioxidante natural que protege o organismo de substâncias químicas agressivas às células e também é capaz de prevenir o câncer.

Roxo – cuidam do coração

Os alimentos com cor arroxeada, em função da anticianina, são: ameixa, uva, figo, beterraba e repolho. Este pigmento é fundamental ao organismo porque tem a capacidade de melhorar a circulação, em conseqüência protegendo o coração. As frutas secas são as que mais contêm o pigmento, além de uma grande quantidade de ferro.

Marrom – rejuvenesce

As castanhas, nozes, cereais integrais e outros feitos a partir deles como massas e pães são os alimentos ricos em vitamina E. Esta vitamina é a principal protetora contra o envelhecimento da pele e do coração. Seu consumo também evita a anemia e acelera a queima de gorduras pelo organismo.

Verde – faz a limpeza

O grupo dos alimentos verdes traz a maioria dos benefícios dos outros alimentos além de conter a maior taxa de clorofila. É ela que impede a absorção pelo intestino das substâncias químicas dos elementos. Este pigmento é responsável pela limpeza natural do organismo.

VOLTAR