Sobre o curso

O curso de Ciências Biológicas das Faculdades de Dracena visa à formação de profissionais capacitados para atuar como docentes em defesa da vida, na preservação ambiental, no exercício da docência e na implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável que possa conciliar a prosperidade material e a melhoria da qualidade de vida.
Os recursos naturais, a educação ambiental, a conservação e a recuperação do meio ambiente, as doenças epidêmicas, a poluição, o aquecimento global, os desequilíbrios ecológicos, a extinção de espécies e a manipulação genética, são algumas das questões problemáticas emergentes que necessitam da participação de profissionais formados em Ciências Biológicas, o que amplia o campo de trabalho dos egressos do curso.
Com quatro anos de duração e carga horária total de 3.200 horas, o curso apresenta uma matriz curricular que oferece disciplinas que investigam os vários aspectos de todos os grupos dos seres vivos microscópicos e macroscópicos, estudando sua origem, características, estruturas e funções, processos de reprodução, distribuição das espécies, genética, relações com o ambiente, analisando os seres nos seus vários níveis de organização.
Também são oferecidas as disciplinas pedagógicas que visam preparar para o exercício da docência em escolas públicas e particulares, nas disciplinas de Ciências Físicas e Biológicas no Ensino Fundamental e de Biologia no Ensino Médio. O curso prepara para um trabalho pedagógico transformado e transformador, ciente da importância da aprendizagem das ciências e da biologia para a formação dos indivíduos e preparo para a cidadania, em que o professor é mediador na produção do conhecimento dos alunos, através de um intenso trabalho criativo que leva ao exercício do pensamento e desenvolve a autonomia de aprendizagem nos educandos.

» Reconhecimento: Portaria nº 136/2008 do C.E.E., publicada no D.O.E. de São Paulo
120 vagas
Período: Noturno
Duração: 8 semestres
Carga horária: 3.200 horas
Mensalidade: R$ 646,00 (valores para 2024)

» Informações:
e-mail: faculdade@fundec.edu.br
Fone: (18) 3821 9000 – ramal 9015


Mercado de Trabalho


O profissional de Ciências Biológicas pode atuar como professor de Biologia ou de Ciências Físicas e Biológicas em escolas públicas ou particulares de ensinos fundamental, médio, profissionalizante e superior, como pesquisador científico nas diversas áreas da Biologia em laboratórios, institutos de pesquisa, usinas hidrelétricas e de açúcar e álcool, unidades de conservação, parques zoológicos, museus de história natural, herbários e também como assessor ou consultor em empresas, instituições, fundações e autarquias, entre outros. A Biologia não é contemplativa. É uma ciência muito mais investigativa e participativa. Se você pretende ser um profissional de Ciências Biológicas, não pode ter medo de ousar, descobrir, investigar. Aliando conhecimentos na área de meio ambiente e biotecnologia, o curso tem ganhado mais espaço na pesquisa, desenvolvimento e execução de projetos para o bem-estar dos seres vivos do planeta. Com isso, a área foi uma das que mais cresceu nos últimos anos.


Infraestrutura

  • Área Esportiva
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva

(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA