Pedagogia e Psicologia da Unifadra promovem curso sobre Dificuldades de Aprendizagem

"Professores são muito importantes no processo de intervenção, independentemente das limitações do aluno", ressaltam as coordenadoras dos cursos de Psicologia e Pedagogia.
20/09/2017

A Faculdade Unifadra está promovendo o curso de extensão “Dificuldades de Aprendizagem: dispositivos para construção da prática do professor” voltado para professores. O curso será realizado em 5 encontros (aos sábados), com início no dia 30 de setembro. As inscrições poderão ser feitas na Secretaria Geral da Fundec até o dia 28 de setembro. Segundo as coordenadoras dos cursos de Psicologia e Pedagogia Profa. Me. Andrea Frizo e Profa. Me. Vanessa Andreto, aprender português e matemática tem sido um grande desafio. Apenas 34% dos alunos que concluem o quinto ano do Ensino Fundamental aprendem a língua portuguesa ensinada na escola. No ensino médio, só 11% realmente aprendem matemática. Esses dados fazem parte do relatório anual do movimento "Todos pela Educação", que reúne empresários, educadores e representantes da sociedade. Vanessa Andreto destacou que ir mal na escola ou ter dificuldades de aprendizado não significa que uma criança não goste de estudar. “A falta de concentração nos estudos pode ter origem dentro do cérebro, na comunicação entre os neurônios. É muito comum os professores escutarem dos pais a seguinte queixa ‘meu filho vai à escola todo dia e não aprende nada, por que será? Professora, como posso ajudá-lo?’”, explicou Andreto. Segundo Andrea Frizo, os professores sabem da dificuldade que enfrentam, quando no comando de salas de aulas cheias, alguns alunos aprendem muito rápido; outros, nem tanto. “O problema desses estudantes pode estar ligado a algum tipo de transtorno de aprendizado, tais como: dislexia, discalculia, dentre outros. Sem o conhecimento adequado para identificarem os sintomas desses distúrbios e de como auxiliarem seus alunos de maneira correta, muitos professores deixam de ter êxito no aprendizado e acabam ficando desmotivados por não saberem como contribuir com seus alunos”, destacou a psicóloga e coordenadora da Unifadra. Mais informações pelos telefones: (18) 3821-9004 / 99119-2181 / 99719-6661 / 98132-2536; ou na Secretaria da Fundec: Rua Bahia, 332 – Dracena/SP. Professores e demais interessados, aproveitem essa oportunidade. Venham aprimorar seus conhecimentos com profissionais qualificados na área e mantenham-se atualizados sobre o assunto mais polêmico e preocupante no momento.