Unifadra participa de Congresso de Psicologia Escolar e Educacional

20/09/2019

O curso de Psicologia da Unifadra/Fundec marcou presença no XIV Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional – CONPE, em Campo Grande/MS, de 28 a 31 de agosto. A Profa. Laízi da Silva Santos e a aluna Vitória Demarque Medeiros estiveram no congresso que teve como tema Educação, Inclusão e Direitos Humanos: interlocuções com a psicologia escolar e educacional.
Na oportunidade, foram discutidas estratégias de enfrentamento da situação atual dos processos educativos em nosso país, de como fortalecer as políticas públicas, garantindo uma escola que respeite os direitos humanos e consiga o ideal de inclusão. Foram proporcionados fóruns, simpósios, minicursos e compartilhamento de experiências, assim como houve o lançamento da referência técnica para atuação do psicólogo na educação básica.
A Professora Laízi da Silva Santos apresentou o minicurso “Metodologias Ativas como dispositivo de enfrentamento da desmotivação escolar”, que contou com a participação de professores e psicólogos de diversos estados brasileiros. A aluna Vitória Demarque Medeiros (10º termo de Psicologia da Unifadra), juntamente com a professora Laízi, apresentou na categoria Partilhando Experiência o relato “Uma proposta de acolhimento e fortalecimento de vínculo no ambiente escolar”, trabalho embasado no estágio em Psicologia Escolar realizado durante o curso.
“Foi uma experiência enriquecedora, em que pude olhar para minha prática docente de maneira crítica, o que possibilitou novas ideias e um olhar diferente para o aluno de graduação. Entrar em contato com profissionais de outras realidades leva-me a crer que estamos no caminho certo na formação que estamos oferecendo aqui em nossa região”, destacou Laízi da Silva Santos.