Alunas de Enfermagem da Unifadra realizam intercâmbio em Portugal

20/09/2019

Dando continuidade ao processo de internacionalização da Instituição, por meio do intercâmbio com universidades de vários países, as alunas do curso de Enfermagem da Unifadra/Fundec de Dracena Bárbara Tonasse e Tayná Moraes Ferreira realizaram um intercâmbio em Portugal, de junho a setembro de 2019. As alunas foram contempladas pelos Programas Bolsas Santander Mundi e Ibero-Americanas.
Seguindo os planos de estudos realizados e sendo apoiadas pela coordenadora de Enfermagem da Unifadra Profa. Dra. Lilian Carla Ferrari S. Panício, as alunas participaram de cursos, congressos, projetos, entre outros, na Universidade de Évora - Escola Superior de Enfermagem São João de Deus, na cidade de Évora.
Bárbara Bernardo Tonasse participou do Projeto Funcionalidade e Institucionalização, constituído por todos os idosos institucionalizados,e Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) no Conselho de Évora, e outro constituído por idosos a residir no seu domicílio. A graduanda da Unifadra também esteve na 7ª edição do Curso de Primeiros Socorros em Situação de Doença Aguda e Trauma e Suporte Básico de Vida.
Bárbara e Tayná participaram do Summer School – Gerontechnology and Eldercare, no âmbito do projeto Instituto Internacional de Investigação e Inovação do Envelhecimento, financiado pelo Interreg, ajudando na organização e também acompanhando as apresentações. Na área da pesquisa, as alunas participaram do projeto da Profa. Dra. Margarida Sim Sim, de título “Mental Health in Clinical Learning Environment in Portuguese and Turkish Nursing Students”, realizando a transcrição de dados para a plataforma digital, dando suporte à equipe de pesquisa.
“Estudar na segunda universidade a ser criada em Portugal foi muito especial. Pude ver como é importante o investimento em pesquisa. Tive a oportunidade de conhecer Dubai, além de poder viver esse tempo em Évora, uma cidade que é considerada patrimônio mundial da Unesco e um museu a céu aberto. Tive a oportunidade de conhecer lugares com mais de dois mil anos de existência, obras belíssimas em museus e igrejas que não tenho nem adjetivos para descrever. Foi mágico!”, descreveu a aluna Bárbara.
Para Tayná Ferreira, foi uma experiência de grande conhecimento, e choque cultural. “A forma de ensino te faz querer estudar para chegar naquele modelo de profissional. Eu fiquei em um hostel, onde eu morava com pessoas de diversos países e com culturas diferentes. Eu dividia meu quarto com duas árabes e essa foi a experiência mais incrível que eu já tive, pois aprendi a lidar com as diferenças religiosas, comida,  vestimenta, e criei um laço muito grande. A faculdade me proporcionou uma oportunidade única, isso será uma experiência profissional de grande valor ao meu currículo, vai me abrir muitas portas em minha carreira”, comentou a graduanda da Unifadra.
Segundo o diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini, os programas do Santander Universidades visam proporcionar aos estudantes a oportunidade de acesso a outras culturas e a complementação do seu currículo por meio de intercâmbios com instituições de ensino superior vinculadas ao programa.