Anglo-CID desenvolve projeto de Competências e Valores na Educação Física

12/03/2020

A Educação Física vai muito além da atividade física. É uma promoção de bem-estar físico e emocional. O Prof. Esp. Rubens Rollo Cavallin Junior, carinhosamente conhecido como Rubinho, é responsável pela Educação Física das turmas do 8º e 9º anos do fundamental e de todo o ensino médio do Colégio Anglo-CID, e desenvolveu o projeto “Competências e Valores na Educação Física”.
Com aulas diversificadas duas vezes na semana, os alunos participam de jogos educativos, cooperativos e competitivos, cuja proposta é que todos participem e vivenciem a cultura corporal do movimento, não pensando apenas nos resultados dos jogos e na atividade física, mas tendo uma atenção maior às características socioemocionais e comportamentais dos alunos.
“Essa sistemática de aula também propõe um pensar relacionado às competências e valores que o jogo vivenciado no dia proporcionou. Sendo assim, antes do início do jogo é nomeado um capitão para cada equipe e sua função é direcionar os jogadores durante o jogo. Ao final da aula, durante quinze minutos, as equipes se reúnem na própria quadra e é distribuída uma folha com várias competências e valores para o capitão de cada equipe, que irá se reunir com sua equipe e discutir, dentre muitas, três competências e valores que o jogo vivenciado proporcionou. Em seguida, cada capitão se levanta e, de pé, na frente de todos, relata as competências e valores que sua equipe escolheu e por quê”, descreveu o professor Rubinho.
O papel é recolhido pelo professor e, ao final do dia, são relacionados os três valores e competências mais citados em todas as turmas, e então são lançados no grupo de WhatsApp da sala para discussão.