Sobre o curso

O Curso de Medicina da Unifadra/Faculdades de Dracena contempla as habilidades definidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e compreende atividades de ensino, pesquisa e extensão, consideradas num modelo integrado.
A Unifadra/Faculdades de Dracena, apoiando a política governamental, faz uma opção clara em seu Curso de Medicina pelo enfoque ampliado da saúde, compreendida aqui como o campo em que se inscrevem as múltiplas dimensões indissociáveis do ser humano, para além dos fenômenos biológicos e orgânicos, considerando sua inserção no contexto sócio-histórico e as relações que constrói a partir dessa inserção. É um espaço de convergência de ações e discursos das áreas de saúde, ciências sociais e ciências humanas que se voltam para as questões pertinentes ao tratamento, prevenção e a promoção da saúde, em espaços públicos ou privados, formais ou informais, nas organizações de trabalho, nas instituições de educação, na família, nos movimentos sociais, em sistemas cooperativos e organizações do terceiro setor, entre outros.

» Proposta
O Curso de Medicina da Unifadra/Faculdades de Dracena propõe:
- Formação para a prática da cidadania, entendida aqui como um conjunto de ações politicamente comprometidas, norteado pela necessidade de novas respostas aos problemas dos homens em sua relação com outros homens, com as coletividades e com as questões ambientais. - Desenvolvimento não só de competências para uma atuação profissional na área de saúde, mas da capacidade de avaliar, criticar, interagir, integrar e reformular as práticas profissionais sempre que a diversidade dos indivíduos e das coletividades exigirem uma análise que privilegia as especificidades de cada caso.
- Ênfase nos preceitos éticos, técnicos, políticos e ambientais que revelem o respeito à diversidade.
Busca da compreensão do processo saúde-adoecimento em sua ligação estreita com as questões ambientais, sociais e culturais.
- Revisão das relações de poder, historicamente construídas que acabaram por colocar os atores sociais (organizações, sujeitos e as coletividades) em uma relação de submissão aos profissionais de saúde.
Busca da apropriação do processo saúde-adoecimento pelos atores sociais (organizações, sujeitos e coletividades).
- Busca da conquista de autoconfiança e protagonismo dos atores sociais (organizações, sujeitos e coletividades) em relação ao processo saúde-adoecimento e à qualidade de vida. - Construção de uma mentalidade de coparticipação em relação às responsabilidades que cercam o processo saúde-adoecimento.

» Diferencial
O Curso de Medicina da Unifadra/Faculdades de Dracena se relaciona com metodologias que visam ao maior envolvimento dos alunos na busca do conhecimento, Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem Baseadas em Problemas (PBL – Problem Based Learning), preconizando um processo de ensino e aprendizagem que coloque o aluno como protagonista.

» Autorização:
Processo: CEE - Portaria CEE-GP-51, de 22-2-2017
Habilitações: Bacharelado
Vagas: 66
Período: Integral
Duração: 12 semestres
Carga Horária: 7.673 horas

» Coordenação:
PROFª DRª MARILDA APARECIDA MILANEZ MORGADO DE ABREU
Médica, Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

» Auxiliar de coordenação:
PROFª ZULEICA OLIANI ROSSI
Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), de Botucatú/SP

e-mail: medicina@fundec.edu.br
Fone: (18) 3821 9000 – ramal 9020


Corpo Docente

ALEXANDRE SCAMARDI M. PEREIRA
MÉDICO - ESPECIALISTA
ANDRÉA FRIZO DE CARVALHO BARBOSA
PSICÓLOGA - MESTRE
BRUNA CAMILO TURI
EDUCADORA FÍSICA - DOUTORA
CARLA SOLA DEPONTE
MÉDICA - ESPECIALISTA
CAROLINE VENTURIN GUARINÃO
ENFERMEIRA - ESPECIALISTA
CLAUDINÉIA MACEDO
ENFERMEIRA - ESPECIALISTA
EUNICE MARIA ZANGARI NELLI
ENFERMEIRA - MESTRE
JANAINA CENEDES PRUDENTE DE OLIVEIRA
MÉDICA - ESPECIALISTA
JAQUELINE BERGARA KURAMOTO
ENFERMEIRA - MESTRE
JEISSON EMERSON CASIMIRO FERRARI
ZOOTECNISTA - MESTRE
KAREN CRISTINA FROIO
MÉDICA - GRADUADA
LILIAN CARLA FERRARI SOSSAI PANÍCIO
ENFERMEIRA - DOUTORA
LUCIANA SANAE OTA TAKAHASHI
FISIOTERAPEUTA - MESTRE
MARCELO VALENTIM MANSANO
MÉDICO - ESPECIALISTA
MARIA CRISTINA SANCHES SAHLI
ENFERMEIRA - ESPECIALISTA
PÂMELA CACCIARI
ENFERMEIRA - MESTRE
PAULA ÉRIKA OSAKI FONSECA
MÉDICA - ESPECIALISTA
ROSA CRISTINA MARTINS DE ARAÚJO
ENFERMEIRA - ESPECIALISTA
SANDRA MARIA BRAZ SOLA DEPONTE
MÉDICA - ESPECIALISTA
SHEILA REGIANE FRANCESCHINI
EDUCADORA EM ARTE - MESTRE
SIRLEI DA CONCEIÇÃO SOUZA
EDUCADORA EM LETRAS - ESPECIALISTA
Lattes
ZULEICA OLIANI ROSSI
ENFERMEIRA - MESTRE

Matriz Curricular

Semestres Carga Horária
1º Módulo / Semestre Teórica Prática Total
1.1. UCI – Introdução ao Estudo da Medicina 84 24 108
1.2. UCII – Concepção e Formação do Ser Humano 98 28 126
1.3. UCIII – Metabolismo 98 28 126
1.4. IESC1 – Interação em Saúde na Comunidade I 80 80
1.5. HP1 – Habilidades Profissionais I 120 120
1.6. UCCG1- Disciplinas de Conhecimentos Gerais 1 e 2  (Libras e Educação Ambiental) 80 80
Total 640
2º Módulo / Semestre Teórica Prática Total
1.7. UCIV – Funções Biológicas 84 24 108
1.8. UCV – Mecanismos de Agressão e Defesa 98 28 126
1.9. UCVI – Abrangência das Ações de Saúde 98 28 126
1.10. IESC2 – Interação em Saúde na Comunidade II 80 80
1.11. HP2 – Habilidades Profissionais II 120 120
1.12. UCCG 2- Disciplinas de Conhecimentos Gerais 3 e 4 (Educação das Relações Étnico-Raciais/História da Cultura Afro-Brasileira e Inglês) 80 80
Total 640
3º Módulo / Semestre Teórica Prática Total
2.1. UCVII – Nascimento, Crescimento e Desenvolvimento 84 24 108
2.2. UCVIII – Percepção, Consciência e Emoção 98 28 126
2.3. UCIX – Processo de Envelhecimento 98 28 126
2.4. IESC3 – Interação em Saúde na Comunidade III 80 80
2.5. HP3 – Habilidades Profissionais III 120 120
2.6. UCCG3- Disciplinas de Conhecimentos Gerais 5 e 6 (Ética e Cidadania e Empreendedorismo) 80 80
Total 640
4º Módulo / Semestre Teórica Prática Total
2.6. UCX – Proliferação Celular 84 24 108
2.7. UCXI – Saúde da Mulher, Sexualidade Humana e Planejamento Familiar 98 28 126
2.8. UCXII – Doenças Resultantes da Agressão ao Meio Ambiente 98 28 126
2.9. IESC4 – Interação em Saúde na Comunidade IV 80 80
2.10. HP4 – Habilidades Profissionais IV 120 120
Total 560
5º Módulo / Semestre Teórica Prática Total
3.1. UCXIII – Dor 84 24 108
3.2. UCXIV – Dor Abdominal, Diarreia, Vômitos e Icterícia 98 28 126
3.3. UCXV – Febre, Inflamação e Infecção 98 28 126
3.4. IESC5 – Interação em Saúde na Comunidade V 80 80
3.5. HP5 – Habilidades Profissionais V 240 240
Total 680
5º Módulo / Semestre Teórica Prática Total
3.1. UCXIII – Dor 84 24 108
3.2. UCXIV – Dor Abdominal, Diarreia, Vômitos e Icterícia 98 28 126
3.3. UCXV – Febre, Inflamação e Infecção 98 28 126
3.4. IESC5 – Interação em Saúde na Comunidade V 80 80
3.5. HP5 – Habilidades Profissionais V 240 240
Total 680
6º Módulo / Semestre Teórica Prática Total
3.6. UCXVI – Problemas Mentais e de Comportamento 84 24 108
3.7. UCXVII – Perda de Sangue 98 28 126
3.8. UCXVIII – Fadiga, Perda de Peso e Anemias 98 28 126
3.9. IESC6 – Interação em Saúde na Comunidade VI 80 80
3.10. HP6 – Habilidades Profissionais VI 240 240
Total 680
7º Módulo / Semestre Teórica Prática Total
4.1. UCXIX – Locomoção e Preensão 84 24 108
4.2. UCXX – Distúrbios Sensoriais, Motores e da Consciência 98 28 126
4.3. UCXXI – Dispneia, Dor Torácica e Edema 98 28 126
4.4. IESC7 – Interação em Saúde na Comunidade VII 80 80
4.5. HP7 – Habilidades Profissionais VII 240 240
Total 680
8º Módulo / Semestre Teórica Prática Total
4.6. UCXXII – Desordens Nutricionais e Metabólicas 84 24 108
4.7. UCXXIII – Manifestações Externas das Doenças e Iatrogenias 98 28 126
4.8. UCXXIV – Emergências 98 28 126
4.9. IESC8 – Interação em Saúde na Comunidade VIII 80 80
4.10. HP8 – Habilidades Profissionais VIII 240 240
Total 680
9ª Etapa-Estágios obrigatórios rotativos (Internato) Teórica Prática Total
5.1. Saúde da Criança I 240 240
5.2. Saúde do Adulto I 240 240
5.3. Saúde da Mulher I 240 240
Total 720
10ª Etapa-Estágios obrigatórios rotativos (Internato) Teórica Prática Total
5.1. Saúde da Criança II 240 240
5.2. Saúde do Adulto II 240 240
5.3. Saúde da Mulher II 240 240
Total 720

Mercado de Trabalho


O médico trabalha na promoção da saúde, na prevenção e no tratamento dos males diversos que afetam os seres humanos. Ele pode ser um médico generalista, e atuar cuidando de todos os tipos de pacientes, ou médico especialista, focando em apenas uma área médica.
Tanto a residência quanto a especialização devem ser reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A especialização ditará a forma de trabalho do médico. Das mais de 200 especializações, as mais comuns são:

• Alergia e imunologia;
• Anestesiologia;
• Cardiologia;
• Cirurgia;
• Dermatologia;
• Geriatria;
• Ginecologia e Obstetrícia;
• Genética;
• Otorrinolaringologia;
• Pediatria;
• Psiquiatria;
• Urologia.

Embora a formação de um médico seja longa devido ao tempo de faculdade e especializações, esta profissão tem longevidade: um médico nos seus 50, 60 anos de idade está no ápice de sua atuação. E é possível ter uma vida financeira confortável dentro da Medicina.
Cada vez mais o mercado busca por médicos bem formados e atualizados. Os cursos clássicos de Medicina vêm passando por transformações tecnológicas e metodológicas ao longo dos anos, e nossos alunos estão sendo preparados para esse mercado em transição.
Mesmo com o surgimento de diversos cursos, a carreira de Medicina continua sendo uma das mais procuradas pelos estudantes. Nosso país ainda é carente de profissionais qualificados, com uma população em crescimento e expectativa de vida cada vez maior.

Infraestrutura

  • Ala da Medicina
  • Ala da Medicina
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva
  • Área Esportiva


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA