Faculdades de Dracena – Síntese Histórica


A Faculdades de Dracena é uma instituição de ensino superior mantida pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura - Fundec, da cidade de Dracena, estado de São Paulo.

Atualmente, oferece os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia e Medicina. Conheça mais sobre os cursos acessando suas páginas.

Ela foi criada pela Fundec no ano de 1969, autorizada para funcionamento como Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e, no mesmo ano, realizou o seu primeiro vestibular para os cursos de Ciências, Pedagogia, Letras e Matemática, tornando-se pioneira no ensino na região da Alta Paulista, formando professores que atuaram e ainda atuam no município, na região e demais estados do Brasil.

No ano de 1973, a Fundec, em homenagem ao Ministro da Educação, alterou sua denominação para Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Ministro Tarso Dutra”.

Em 1997, foi autorizada a criação da Faculdade de Artes, ofertando, além das outras licenciaturas, o curso de Educação Artística.

Dois anos depois, em 1999, as faculdades uniram-se em um único Regimento, ou seja, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Ministro Tarso Dutra” e a Faculdade de Artes se tornaram a Faculdades de Dracena, mais conhecida pelo seu nome fantasia: Unifadra.

Em 2003, a Unifadra se vinculou e passou a cumprir as determinações do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (CEE/SP) e, um ano depois, através da Portaria CEE/GP nº 168/2004, recebeu o credenciamento como Instituição de Ensino Superior (IES).

Em 2006, cumprindo todos os requisitos necessários pelo CEE/SP, através da Portaria CEE/GP nº 394/2006, conquistou seu recredenciamento por cinco anos, prazo máximo concedido pela instituição reguladora.

De 2007 a 2010, a Unifadra manteve os índices alcançados em seu recredenciamento e para além disso, ajustou, aprimorou e passou a oferecer novas áreas de ensino, buscando sempre a excelência em qualidade, docentes titulados, infraestrutura de ponta, dentre outros, que visam garantir uma ótima formação aos alunos e grandes conquistas e empregabilidade a seus egressos.

Após este período, mais precisamente em 2011, passou a ofertar novas áreas de conhecimento com os cursos de Serviço Social, Computação e Educação Física, sempre priorizando atender às necessidades e demandas da região.

Com todo o seu desenvolvimento e crescimento, em 2012, pelo Parecer CEE nº 26/12, publicado no DOE em 01/03/2012, e em 2018, pelo Parecer CEE nº 02/18, publicado no DOE em 18/01/2018, a Unifadra obteve novamente o recredenciamento institucional pelo prazo de cinco anos.

No ano de 2017, através da Portaria CEE-GP-51, de 22/02/2017, conquistou autorização para dar início à primeira turma do curso de Medicina, trazendo como diferencial metodologias que visam maior envolvimento dos alunos na busca do conhecimento: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem Baseadas em Problemas (PBL – Problem Based Learning), preconizando um processo de ensino e aprendizagem que coloca o aluno como protagonista.

A chegada do curso de Medicina trouxe mudanças significativas, não somente na inserção e disseminação de novas metodologias de ensino, mas também em melhorias na infraestrutura, tecnologias, dentre tantas outras que impactaram de forma positiva os demais cursos e toda a instituição.

Pelo Parecer CEE nº 267/2021, o Conselho Estadual de Educação de São Paulo, através da sua Comissão de Legislação e Normas (CLN), entendeu que a Unifadra deveria migrar para o Sistema Federal de Ensino. Durante o período de transição, o Parecer CEE nº 2018/2022 estabeleceu a regularidade dos atos aprovados em relação ao seu credenciamento e ao reconhecimento de seus cursos. Assim, a Unifadra passou a ter seus atos regidos pelo Ministério da Educação (MEC), oficializado pela Portaria SERES/MEC nº 356, de 30 de agosto de 2023.





(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA