Alunos do Anglo-CID trabalham experimento virtual de circuitos elétricos

02/10/2019

Os alunos do 9º ano do Anglo-CID trabalharam um experimento de circuitos elétricos simples, utilizando um simulador virtual na aula de Física, com a Profa. Rosana Socha, no dia 26 de setembro.
A professora destacou que o objetivo dessa atividade é trabalhar as simulações virtuais como ferramenta de apoio no processo de aprendizagem sobre eletricidade. “Nessa atividade, foram abordados conceitos de tensão, resistência e corrente elétricas. Os alunos puderam montar circuitos elétricos virtuais com apoio da plataforma Phet Colorado e comparar o brilho das lâmpadas em cada tipo de circuito: série, paralelo ou misto”, explicou Rosana Socha.
A situação de aprendizagem prevista na apostila orienta a montagem de um circuito elétrico simples pelos alunos. Porém, a sugestão das simulações virtuais pela professora torna a aula interessante e todos podem montar os circuitos, visualizar a passagem de corrente elétrica e a intensidade do brilho das lâmpadas. É possível variar a tensão elétrica e a resistência, entre outras ações.
A aula se tornou muito interessante, os alunos interagiam entre si e com a professora, e se mostraram muito interessados. É importante ressaltar que a animação virtual e a representação gráfica podem ampliar a compreensão dos alunos a respeito dos aspectos matemáticos e físicos envolvidos nos conceitos da aula. Foi uma atividade muito produtiva!