Alunos de Enfermagem da Unifadra participam de ação de saúde na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista

13/03/2020

Os alunos do 5º termo do curso de Enfermagem da Faculdade Unifadra/Fundec de Dracena, acompanhados pela Profa. Ma. Eunice Nelli, participaram, no dia 3 de março, da atividade de Educação em Saúde e  prevenção ao câncer de colo uterino “Março Lilás”, na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista.
Os alunos realizaram palestras educativas relacionadas à prevenção do câncer de colo uterino, com enfoque em HPV e ISTs, bem como a realização de exames de Papanicolau.  Segundo a Profa. Eunice Nelli, conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame de prevenção ao câncer de colo uterino, mais conhecido como Papanicolau, é de grande importância, pois é a maneira mais eficaz de detectar precocemente a doença. Os alunos nesta atividade explicaram a importância da prevenção e como é realizado. “O exame de Papanicolau, ou colpocitologia oncológica, faz a coleta das células da região do colo uterino para identificar infecções vaginais ou sexualmente transmissíveis e, principalmente, alguma lesão precursora de câncer de colo uterino, que é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca)”, explicou a professora.