1º de setembro: Dia do Profissional de Educação Física

Por Profa. Dra. Denise Bueno, coordenadora do curso de Educação Física da Unifadra.
01/09/2020


No dia 1º de setembro, comemora-se o Dia do Profissional de Educação Física. Este profissional trabalha em diversas áreas, apesar de a Educação Física ser enquadrada na área da saúde, nós somos, orgulhosamente, professores, usando o esporte e o movimento como ferramentas educacionais.
A Educação Física tem uma história bastante recente, mas cresceu muito nas últimas décadas, passando de uma profissão com o nicho de atuação específico a uma área da ciência com impacto significativo e positivo na população. Isso porque, além de educar crianças, a nossa profissão também oferece seus serviços em benefício de todos os outros grupos etários, trabalhando inclusive junto com outros profissionais da área da saúde. Atualmente, a pandemia do novo coronavírus trouxe ainda mais visibilidade a esses profissionais, pois escancarou a demanda pelos serviços prestados por nós com o objetivo de promoção de saúde e bem-estar diante do estresse vivido por todos.
A sociedade pode perceber como é importante o profissional de Educação Física para o planejamento de atividades físicas de qualquer tipo. Tanto professores como a população observaram que nada adianta uma academia equipada com tecnologia de ponta se não houver um profissional competente e criativo trabalhando. Nós não nos acovardamos e nos colocamos à disposição, de todos os meios, para manter as pessoas em movimento, encorajando-as a cuidarem de si mesmas, a permanecerem em movimento!
Além disso, a ciência recente tem mostrado que a prática de atividade física orientada, estruturada e programada corretamente atua como um potente fator protetor para a saúde. Não são raros os relatos de pessoas que tiveram a vida salva ou transformada por causa da intervenção de um profissional de Educação Física, e isso nos orgulha.
Neste 1º de setembro, olhando toda a evolução dessa profissão, devemos ter a certeza de que muito deve ser comemorado. Pois trata-se de uma profissão que, ao mesmo tempo, cumpre dois nobres papéis: o de educar e o de promover saúde. Todo profissional de Educação Física deve se sentir orgulhoso da responsabilidade que lhe cabe na sociedade, da evolução da sua profissão ao longo dos anos e da sua história. 

Sem o profissional de Educação Física, todos percorreriam um árduo caminho em busca de saúde, lazer, entretenimento, bem estar físico e mental. Em absolutamente todos esses campos pode haver um profissional de Educação Física envolvido.
Onde há um profissional de Educação Física, há movimento, e onde há movimento, há vida! 

Parabéns a todos os profissionais de Educação Física que desempenham um trabalho de qualidade independentemente das circunstâncias, com criatividade, competência, muito estudo e amor. 


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA