Alunos de Medicina da Unifadra/Fundec de Dracena retomam suas atividades práticas

01/09/2020

Os alunos do terceiro e quarto anos de Medicina da Unifadra/Fundec de Dracena retomaram suas atividades práticas laboratoriais no dia 24 de agosto e os alunos do segundo e quarto termos nesta segunda-feira, 31 de agosto. No dia 7 de agosto, o Secretário Estadual de Educação de São Paulo Rossieli Soares autorizou os cursos da área da saúde a retornarem às atividades presenciais, independentemente da fase em que estejam no Plano São Paulo de reabertura da economia. Considerando as diretrizes do Plano de Contingência do Estado de São Paulo, instituídas pelos Decretos nº 64.994, de 28 de maio de 2020, e nº 65.061, de 13 de julho de 2020, que dispõem sobre a retomada das aulas e atividades presenciais no contexto da pandemia da Covid-19, bem como os protocolos sanitários emitidos pelos órgãos governamentais, a coordenação do curso de Medicina estabeleceu, cautelosamente, as fases e diretrizes para a retomada das atividades presenciais, que serão de forma gradual, escalonada, com revezamento entre os alunos e sem prejuízo à formação prática dos estudantes.
O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini ressaltou que, com a finalidade de promover um retorno seguro aos seus alunos, professores e colaboradores, a instituição formulou o Plano de Retomada das Atividades Práticas Presenciais, para garantir a prevenção do contágio pelo novo coronavírus e, consequentemente, evitar adoecimentos por esse vírus.
“Os alunos foram subdivididos em pequenos grupos e organizados em horários e locais diferentes nos campos de atividades práticas, evitando, assim, aglomerações”, explicou o diretor.
A coordenadora do curso de Medicina da Unifadra Profa. Dra. Marilda Morgado de Abreu destacou que os protocolos sanitários estão sendo rigidamente cumpridos neste retorno. Os alunos receberam informações sobre a Covid-19 e foram conscientizados da necessidade de adotarem as medidas de proteção para que as atividades práticas sejam realizadas com êxito, sem percalços pelo caminho. “Os alunos dos grupos de risco foram orientados a não retornarem ao presencial, devendo permanecer frequentando as atividades teóricas, que continuarão  a ser oferecidas via on-line. Esse período de mais de 5 meses de afastamento exigiu um trabalho árduo e desafiador por parte do corpo docente, coordenação, direção e colaboradores, porém os resultados alcançados foram extremamente gratificantes. Estamos com todos os conteúdos teóricos em dia e com um cronograma de reposição das práticas organizado e viável de ser implementado”, explicou Dra. Marilda.
A Fundec orientou alunos, professores e colaboradores quanto às medidas preventivas e aos sinais e sintomas da Covid-19. “Acreditamos estar proporcionando um ambiente seguro para o retorno às atividades práticas, tanto nas dependências da Unifadra, bem como nos ambientes de estágio (Unidades Básicas de Saúde, ESFs e Policlínica), visto que eles também adotaram protocolos sanitários rígidos e eficientes”, finalizou o diretor Prof. Dr. Enio Garbelini.