Curso de Enfermagem da Unifadra participa da campanha Fique Sabendo

A campanha tem como objetivo estimular as pessoas a realizar os exames de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.
23/11/2020

A campanha “Fique Sabendo” foi criada pelo Ministério da Saúde com o apoio do Programa Nacional de DST/Aids e da Secretaria de Vigilância em Saúde e tem como objetivo ampliar o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, a campanha homenageia o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
No dia 16 de novembro, os alunos do 8º termo de Enfermagem da Unifadra/Fundec participaram da campanha em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Dracena. Nesta data, a ação foi voltada para os trabalhadores da empresa Medral e realizada no salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Os estudantes realizaram coleta de sangue dos trabalhadores e abordaram a importância da realização dos exames de HIV, sífilis e hepatites B e C. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Unifadra/Fundec, a enfermeira Dra. Lilian Carla Ferrari Sossai Panício, “essa é uma  campanha anual e é considerada uma importante ação de intensificação da testagem do HIV, sífilis e hepatites com a população. Essa ação permitiu aos estudantes o contato com a população, visando à abordagem da saúde coletiva”.

A secretária de Saúde de Dracena Ronize Seefelder Flavio de Cursi destacou que o município participa todos os anos da Campanha Fique Sabendo, pois é uma importante ação de intensificação das testagens de infecções sexualmente transmissíveis (IST). “É uma oportunidade de fazermos uma busca ativa, destacando a importância do diagnóstico precoce dessas infecções, que muitas vezes são silenciosas, porém existe tratamento. Fazer o diagnóstico e tratar os portadores dessas ISTs é uma forma efetiva de melhorar a qualidade de vida e quebrar a cadeia de transmissão. Os exames são seguros, gratuitos e sigilosos”, comentou a secretária.
Ronize de Cursi ressaltou que, no dia 28/11, será realizado o Dia D da Campanha Fique Sabendo, das 8h às 14h, na Policlínica.
O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini destacou que os alunos da Unifadra sempre participam de ações desse tipo em Dracena e região, como atividades práticas de seus cursos.