Docente de Medicina da Unifadra conclui doutorado - Prof. Caio de Oliveira

07/07/2021

O biomédico e docente do curso de Medicina da Unifadra, que também leciona no curso Técnico em Estética do CEP/UME, Prof. Caio Ferreira de Oliveira, fez sua apresentação no dia 29 de junho e concluiu o Doutorado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Com a pesquisa “Staphylococcus pseudintermedius e Staphylococcus schleiferi isolados de infecções caninas: caracterização do perfil de sensibilidade aos antimicrobianos, virulência e diversidade genética”, o docente investigou as características de virulência, resistência aos antimicrobianos e diversidade genética exibidas por estas bactérias, isoladas de raspado conjuntival de cães com ceratoconjuntivite, dos Estados de São Paulo e Paraná, utilizando ferramentas fenotípicas e moleculares.

A Staphylococcus pseudintermedius e a Staphylococcus schleiferi colonizam a pele e as mucosas de cães e de uma grande variedade de animais, e estão relacionadas a vários tipos de infecções, como pioderma canina, otite e ceratoconjuntivite.

Devido à proximidade dos cães de companhia e seus donos, estas bactérias podem ser transmitidas ao homem e causar infecções, sobretudo em indivíduos com o sistema imunológico debilitado, sendo, portanto, bactérias de importância zoonótica.

Os resultados mostraram que essas bactérias apresentam diversos mecanismos de virulência, ou seja, alta capacidade de causar agressão no hospedeiro (neste caso o homem ou o cão), bem como são resistentes a diversos antimicrobianos, o que poderia dificultar o tratamento em caso de infecção.

Além disso, os resultados corroboraram com a importância do monitoramento contínuo das espécies bacterianas que colonizam ou infectam cães de companhia como uma medida para prevenir a contaminação cruzada de seus donos e o desenvolvimento de infecções, além de fornecer subsídios para futuros trabalhos epidemiológicos relacionados.

Os dados serão publicados, em breve, em revista científica internacional, para que outros pesquisadores possam ter acesso e colaborar com o tema.

Caio Ferreira de Oliveira foi orientado pela Profa. Dra. Sueli Fumie Yamada Ogatta, do Laboratório de Biologia Molecular de Microrganismos do Departamento de Microbiologia da UEL. Na banca de avaliação estiveram presentes a Profa. Dra. Márcia Regina Eches Perugini (UEL), o Prof. Dr. Rogerio Giuffrida (Universidade do Oeste Paulista – Unoeste), a Profa. Dra. Marilda Ap. Milanez Morgado de Abreu (Unifadra) e o Prof. Dr. José Burgos Ponce (Unifadra).

A direção e a coordenação da Unifadra e do CEP/UME parabenizam o professor pela conclusão do doutorado e ressaltam a importância da busca contínua do conhecimento para seu crescimento pessoal, bem como para a Instituição, que passa a contar no seu corpo docente com profissionais titulados, cada vez mais qualificados e sempre atualizados, contribuindo de forma significativa para o enriquecimento e o desenvolvimento dos cursos nos quais leciona.