Fundec repassa R$ 250 mil para compra de tomógrafo pela Santa Casa, que, em contrapartida, oferecerá serviços em benefício do curso de Medicina da Unifadra

21/07/2021

Na quarta-feira (21), representantes da Fundec e da Santa Casa de Dracena estiveram reunidos no hospital para assinar o termo do repasse de R$ 250 mil para a compra de um tomógrafo computadorizado pela Santa Casa.

A contrapartida inicial do hospital é oferecer serviços na área de ensino para os alunos do curso de Medicina da Unifadra que frequentam o internato nessa unidade hospitalar.

Segundo Marilda Milanez Morgado de Abreu, coordenadora do curso de Medicina da Unifadra, os alunos do internato se beneficiarão do uso do tomógrafo para o aprendizado sobre radiologia (métodos que usam radiação para gerar uma imagem que permite a visualização de ossos, órgãos ou estruturas do corpo humano e que possibilitam a realização de diagnósticos, controle e tratamento de doenças).

Durante os plantões do internato, os acadêmicos vão ajudar na realização de exames dos pacientes da Santa Casa, além de serem orientados por um radiologista sobre a elaboração de laudos de ultrassonografia, tomografia computadorizada e radiologia convencional. Desta forma, serão preparados para interpretar as imagens das estruturas normais de cada região específica do corpo humano e perceber as alterações encontradas que sejam indicadoras de alguma doença.

Celso Santin, provedor da Santa Casa de Dracena, explicou que, com esse repasse, será possível viabilizar parte do valor necessário para custear a compra de um tomógrafo e de um gasômetro.

Ainda de acordo com o provedor, com os novos equipamentos, a população de Dracena e região voltará a realizar na própria Santa Casa diversos exames capazes de facilitar diagnósticos e torná-los mais precisos, permitindo que os pacientes tenham acesso a um tratamento médico de melhor qualidade.

Paulo Peres, presidente do Conselho de Curadores da Fundec, e Edson Kai, diretor executivo, reforçaram o compromisso que a Fundação tem com a sociedade civil e também com os alunos da instituição, que serão beneficiados com o que há de mais moderno no ensino na área de Radiologia. Ambos comentaram que instituições fortes contribuem para os avanços da comunidade local e regional e constroem um mundo bem melhor.

Ainda estiveram reunidos para a assinatura do termo Fernando Nunes, secretário assistente da direção executiva; Luciano Gerlin, membro do Conselho de Curadores da Fundec; Alessandro Mendes, superintendente da Santa Casa de Dracena; Hermes Tamura, vice-provedor da Santa Casa e Antônio Fávero, tesoureiro.

O termo assinado seguiu as orientações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

O que é tomografia computadorizada?

A tomografia computadorizada é um exame com imagens geradas a partir de um tubo de raios-x que gira em torno do paciente enquanto a mesa onde ele está deitado se desloca para dentro do tubo. As imagens de altíssima resolução geradas mostram fatias do corpo humano e dos órgãos internos - e são processadas por um complexo sistema de computadores.

Com o exame, é possível visualizar alterações que não conseguem ser captadas por uma radiografia comum – como tumores, traumas (lesões e danos em ossos, articulações, músculos, tendões e ligamentos), obstruções circulatórias (vasos sanguíneos), problemas nos tecidos (processos inflamatórios ou infecciosos), entre outros.

A tomografia computadorizada é uma tecnologia imprescindível na rotina diária dos profissionais da saúde e tem inúmeras aplicações no campo da neurologia (ramo da ciência médica que lida com o sistema nervoso: cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos), da oncologia (tumores e câncer), da infectologia (estudo das doenças causadas por príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais - em que a tomografia pode ser utilizada para ajudar a detectar precocemente sinais de Covid-19, por exemplo), da clínica médica e da cirurgia geral.