Turma de Medicina Unifadra 2022 tem alunos matriculados de vários estados do país

As matrículas do Vestibular de Inverno prosseguem na instituição para o ciclo de 2022. O curso apresenta vários diferenciais que têm atraído candidatos de todas as regiões do país para Dracena
23/07/2021

O curso de Medicina da Unifadra de Dracena vem ganhando destaque nacionalmente por seus diferenciais - infraestrutura, metodologia de ensino e corpo docente qualificado - e tem atraído cada vez mais candidatos. O último Vestibular de Inverno, que reserva vagas para início em 2022, alcançou todas as cinco regiões brasileiras e recebeu candidatos de 12 estados.

As matrículas ainda ocorrem na instituição, com pessoas aprovadas de Aparecida do Taboado (MS), Araucária (PR), Brasília (DF), Campina Verde (MG), Campo Grande (MS), Goianésia (GO), Goiânia (GO), Jataí (GO), Morrinhos (GO), Primeiro de Maio (PR), Tupaciguara (MG) e cidades paulistas como Araraquara, Birigui, Osasco, Penápolis, São José do Rio Preto e Várzea Paulista.

Júlia Sayuri Colman Tanizaki, de Dourados (MS), foi um dos estudantes atraídos por esses diferenciais do curso de Medicina da Unifadra, em Dracena, que pode ser considerado um dos melhores do Estado de São Paulo.

No dia 20 de julho, Júlia fez sua matrícula e, acompanhada pela família, conheceu as instalações da Unifadra e a infraestrutura do curso, que inclui simuladores realísticos, mesas simuladoras de anatomia 3D, aparelhos completos para procedimentos e práticas cirúrgicas, equipamentos para habilidades médicas, morfologia, bibliotecas virtuais com acervos digitais, entre outros.

“A Júlia é uma menina dedicada e esforçada e sempre quis fazer medicina. Ela está no 1º ano de cursinho e já foi aprovada. Ainda não conhecíamos a estrutura e o método de ensino, mas ao pesquisar na internet e após fazer a visita presencial verificamos a qualidade da estrutura e equipamentos disponíveis para as atividades práticas, o que nos faz acreditar que o aprendizado será de muita qualidade”, avalia o pai da estudante, Wilson Akira Tanizaki, diretor do Colégio Anglo Unigran no Mato Grosso do Sul, uma escola de ensino médio e curso pré-vestibular com mais de 40 anos de tradição. “A maior dificuldade ainda está na distância e por ser em outra cidade, pois ela nunca morou fora”, revela o pai.

Mas a Cidade Milagre é acolhedora e recebe bem seus novos moradores e visitantes. Dracena é líder de uma microrregião composta por 10 municípios e se destaca no mercado local e regional com uma economia sólida, baseada em um comércio forte, que emprega milhares de pessoas de toda a região, e também na área de comércio de serviços.

Além disso, um estudo feito pelo Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colocou Dracena entre as 30 cidades com o melhor índice de bem-estar urbano do Brasil (índice que avalia cinco dimensões urbanas: mobilidade, condições ambientais, condições habitacionais, atendimento de serviços coletivos e infraestrutura). Dracena ocupa o 27º lugar entre os 5.565 municípios avaliados. Esse estudo foi divulgado em 2016 e é baseado no Censo Demográfico 2010 (recenseamento realizado a cada 10 anos pelo IBGE).

Dracena ainda aparece entre as 10 melhores cidades de pequeno porte do país para envelhecer, segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), iniciativa do Instituto de Longevidade MAG, que conta com metodologia da Fundação Getulio Vargas. O indicador considera dimensões como cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e cultura, além de indicadores gerais de desemprego, expectativa de vida e violência.

Conheça o curso de Medicina da Unifadra de Dracena

O curso de Medicina tem duração total de 6 anos e foi autorizado em fevereiro de 2017. A Unifadra vem se destacando e chamando a atenção de candidatos ao curso de Medicina em todo o país pela qualidade de ensino que vem oferecendo aos seus alunos.

A opção por um enfoque ampliado da saúde norteia as atividades de ensino, pesquisa e extensão do curso de Medicina na Unifadra. Esse enfoque inclui as múltiplas dimensões indissociáveis do ser humano e traz discussões que permeiam áreas de saúde, ciências sociais e ciências humanas e se voltam para questões pertinentes ao tratamento, à prevenção e à promoção da saúde.

Por meio de uma metodologia ativa de ensino (PBL – Problem Based Learning / Aprendizagem Baseada em Problemas), o estudante passa a entender o conteúdo na prática, com mais participação, sendo incentivado a buscar o conhecimento e se posicionando como protagonista do processo de ensino e aprendizagem.

A aprendizagem baseada em problemas é um método de ensino que recomenda a realização de atividades guiadas, com o objetivo de preparar os alunos para resolverem questões do mundo real. Isso estabelece uma relação equilibrada entre prática e teoria - desde o início do curso - com incentivo ao trabalho em equipe e à interação entre os envolvidos, por meio de simulações de situações do cotidiano profissional.

Assim, logo no início do curso, os alunos são inseridos no cenário social e de saúde da região, indo a campo e acompanhando as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Dracena, Ouro Verde e Junqueirópolis - tendo a vivência da rotina de trabalho, aprendendo com os mais experientes e auxiliando as equipes.

No 4º ano, os estudantes aprendem sobre treinamentos cirúrgicos no Laboratório de Habilidades Cirúrgicas, em simuladores realísticos, mesas simuladoras de anatomia 3D, aparelhos completos para procedimentos e práticas cirúrgicas, equipamentos para habilidades médicas, morfologia, entre outros.

A partir do 5º ano, inicia-se o internato, com opção para hospitais da região, como a Santa Casa de Dracena e Santa Casa de Presidente Venceslau.

Veja nossa galeria de imagens sobre a infraestrutura do curso em https://fundec.edu.br/unifadra/graduacao/medicina .