Acadêmicos da Unifadra apresentarão nove trabalhos no Congresso Nacional de Iniciação Científica

06/12/2021

De 7 a 10 de dezembro, será realizado o 21º Congresso Nacional de Iniciação Científica - CONIC/SEMESP, o maior da modalidade no país. Em formato on-line, o evento deste ano aprovou nove trabalhos de acadêmicos da Unifadra, dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia.

Segundo a responsável pelo Departamento de Pesquisa da Unifadra Profa. Dra. Priscilla Tartari, a faculdade participa desse congresso desde suas primeiras edições, apresentando trabalhos nas mais diferentes áreas do saber e linhas de pesquisa, com premiações nas edições mais recentes do CONIC: em 2017 (1º lugar), 2018 (10º lugar) e 2020 (2º e 8º lugares).

“Neste ano, as áreas de Psicologia e Enfermagem foram as mais exploradas pelos alunos, com trabalhos voltados à saúde e aspectos comportamentais. Além de pesquisas sobre as doenças de Alzheimer e Parkinson, tivemos alunos que buscaram analisar, por exemplo, o impacto que a notícia de uma doença causa no paciente infantil, como a rotina imposta por uma doença impacta a vida de cuidadores, os desafios profissionais na pandemia, a comunicação entre intergestores, os aspectos culturais sobre a homossexualidade. Além disso, na Medicina, tivemos um trabalho que explorou as patologias associadas à síndrome de Down”, ressalta a coordenadora da ação.

Divididos em salas virtuais, os seguintes trabalhos científicos da Unifadra Dracena serão apresentados no 21º CONIC:

Psico-oncologia infantil: impactos do diagnóstico de leucemia (Psicologia)
Yohana Beatriz Alves Martins
07/12, 15h45, Sala 20

Cuidados paliativos: a aceitação do paciente, familiares e sociedade (Enfermagem)
Vanilza Leite Scarabelli Arcas / Brenda Duarte Alves da Silva / Jaqueline Charalli Parpineli
08/12, 16h30, Sala 12

Doença de Alzheimer: impactos físicos, psicológicos e sociais causados em cuidadores (Enfermagem)
Vitória Delma Barbosa de Souza / Natália Cardoso Rodrigues
08/12, às 16h30, Sala 13

O problema sistêmico na comunicação entre os intergestores nas redes de atenção à saúde (Enfermagem)
Allan Barbosa Pereira / Gabrielli Souza Silveira / Guilherme Ayala Barravieira
08/12, 16h30, Sala 14

Perfil de uso de medicamentos de pacientes com doença de Parkinson (Enfermagem)
Wesley Shigueyuki Steinel Arai / Beatriz Silva Braga / Stefani Sant'anna da Silva
08/12, 16h30, Sala 15

Defeito do septo atrioventricular relacionado à síndrome de Down (Medicina)
Bruna Frascino Bressan Corrêa / Luiz Eduardo do Carmo Vidal
09/12, 14h15, Sala 13

A (des)construção cultural do saber hegemônico acerca da homossexualidade (Psicologia)
Leonardo de Moraes Vieira / Luís Fernando Araújo Oliveira Silva
09/12, 16h30, Sala 19

O acolhimento psicológico de pacientes com Parkinson e cuidadores em tempos de pandemia pela Covid-19 (Psicologia)
Maria Eduarda Garbelini Pinheiro / Amélia Rangel Ramos Pereira / Beatriz Lopes de Souza
09/12, 16h30, Sala 19

Os desafios dos profissionais de enfermagem diante da pandemia da Covid-19 (Enfermagem)
Renan Nobre Ruedel / Clara Oliveira Curti / Kelly Bianca dos Santos Rehem
10/12, 14h15, Sala 14

O diretor acadêmico da Unifadra Enio Garbelini parabenizou a participação dos acadêmicos no CONIC, destacando a qualidade dos trabalhos que estão sendo apresentados pelos acadêmicos da Unifadra Dracena.

CONIC/SEMESP

Realizado pelo Semesp desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC/SEMESP tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. O CONIC apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados. Saiba mais: https://www.semesp.org.br/conic