Alunos do Anglo-CID apresentam projetos no Parlamento Jovem 2021

07/12/2021

Realizado no dia 1º de dezembro, na Câmara Municipal de Dracena, o Parlamento Jovem 2021 reuniu 20 estudantes, de escolas públicas e particulares da cidade, que apresentaram aos vereadores suas indicações, requerimentos e projetos de lei. Os alunos do Ensino Médio Ana Lívia Giaretta de Oliveira (1º ano), Pedro Henrique Daun Crudo (2º ano) e Raíssa Neves Souto (1º ano) participaram da sessão representando o Colégio Anglo-CID.

As escolas são convidadas pela Câmara Municipal e selecionam seus alunos para participar, mas são os estudantes que refletem e escolhem os temas que desejam abordar. No Anglo-CID, quem acompanhou a atividade foi a coordenadora Patrícia Silvestre Soares Nakamura, que ajudou os alunos a organizar suas ideias e deu orientações sobre como redigir corretamente a indicação, o requerimento e o projeto de lei.

Ana Lívia foi quem fez a indicação: que o Teatro Municipal de Dracena seja restaurado aos devidos cuidados da Câmara Municipal, e que haja uma maior atenção na preservação de patrimônios públicos.

Pedro escreveu um projeto de lei que institui o Código de Defesa e a Patrulha de Apoio ao Empreendedor, com normas relacionadas à livre iniciativa, ao livre exercício de atividade econômica e à atividade regulatória do município.

E a Raíssa trabalhou com o requerimento: pediu informações sobre projeto para iluminação de alguns pontos na cidade que não a possuem.

Segundo a coordenadora Patrícia, ao participar do Parlamento Jovem, os alunos têm a oportunidade de vivenciar um pouco do processo político e democrático e, também, de exercer o protagonismo juvenil.

Os vereadores da 18ª Legislatura acompanharam os 20 estudantes e os auxiliaram nas rotinas da Casa. O Parlamento Jovem é realizado exatamente como uma sessão ordinária, com as atividades todas conduzidas pelos jovens. Todas as propostas apresentadas foram aprovadas por unanimidade e agora serão encaminhadas ao prefeito como indicações.

A diretora do Colégio Anglo-CID Eulália Pires Fava ressalta que “essa participação é muito importante, pois demonstra o interesse dos jovens na atuação política e os incentiva a praticar a cidadania, uma vez que eles precisam fazer um levantamento de situações que requerem uma atenção do setor público municipal em benefício da população local”.

Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem foi instituído pela Resolução nº 08/2008 e permite que alunos vivenciem o “processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar, com diplomação e exercício do mandato.”
As escolas públicas e particulares de Dracena são convidadas a participar e podem indicar até três alunos, que deverão apresentar uma indicação (sugestão de uma medida de interesse público aos poderes competentes), um requerimento (pedido verbal ou escrito feito ao Presidente da Câmara sobre qualquer assunto) e um projeto de lei (que contém duas partes básicas: a primeira é o texto da lei propriamente dita, que traduz a ideia que está sendo proposta, e a segunda é sua justificativa).
Durante a sessão, os alunos leem suas propostas e, depois, as matérias apresentadas são encaminhadas ao prefeito como indicações.