Anglo-CID Dracena comemora o Dia do Patrono

29/03/2022

O Colégio Anglo-CID, unidade mantida pela Fundec, comemorou na sexta-feira, dia 25 de março, o Dia do Patrono. Na ocasião, os alunos do Ensino Fundamental II realizaram apresentações e homenagens, no Auditório "Prof. Geraldo Mariano Alves", ao fundador e patrono do colégio, o Prof. Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes.

A aluna Júlia Daldin, do 6º ano branco, fez a leitura da história do colégio, e Luiza Gazaroli, aluna do 6° ano azul, leu a biografia do patrono. Já os alunos do 8° ano Lucas Silva, Ana Lívia Santos, Camila Araujo, João Marcos Santos, Kaique Pacheco, orientados pela professora Cristhiane Fabro Flora, recitaram poesias e declamaram o hino do patrono.

A diretora Eulália Pires Fava encerrou o evento explicando como o Prof. Gumercindo viveu para melhorar a vida de muitos e como acreditava na educação.

Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes, patrono do Colégio Anglo-CID, nasceu em 25 de março de 1893, em Tietê (SP), e teve sua vida dedicada à educação e à solidariedade. Diplomado pela Escola Normal de Botucatu (SP), foi professor de Português na Escola Técnica de Comércio e colaborou para a criação do Colégio Integrado de Dracena (CID) e da faculdade que originou a Unifadra. Algumas de suas iniciativas ganharam apoio e resultaram na criação da "Casa dos Velhos", que era seu grande sonho. Participou também dos movimentos para a criação da Sociedade Amigos de Dracena e da "Casa do Menor", além de muitos outros serviços e obras sociais. Foi e continua sendo um exemplo de vida, pois viveu em harmonia com aquilo em que acreditava, sempre valorizando a educação e o aprendizado.