Anglo-CID comemora o Centenário da Semana de Arte Moderna

13/04/2022

Os alunos do Ensino Médio do colégio Anglo-CID comemoraram o Centenário da Semana de Arte Moderna fazendo a representação dos melhores momentos das apresentações de 1922. A atividade envolveu os segmentos artísticos de pintura, literatura e música.

Orientados pela Profa. Ma. Lizandra do Nascimento Martins, durante a Oficina de Literatura, os alunos se reuniram, pesquisaram e se inspiraram nas apresentações de 1922 de Heitor Villa-Lobos, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Menotti del Picchia, Graça Aranha, Mário de Andrade e Oswald de Andrade e depois fizeram a declamação de poemas, apresentações musicais, de teatro e releitura das principais obras e pinturas, contando a história por meio de slides.

Segundo a professora Lizandra, "o principal legado da Semana de Arte Moderna foi o de despertar uma consciência de modernidade artística no brasileiro e gerar debate na sociedade acerca de toda a produção que era realizada no Brasil. Então, relembrar o que foi a Semana de Arte Moderna, com o itinerário de Literatura, faz com que os alunos mergulhem nessa arte de 1922, e também entendam todo o processo do que são as interpretações artísticas do momento contemporâneo".

A Semana de Arte Moderna foi uma manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo, entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. A atividade marcou o início do Modernismo no Brasil, rompendo com o tradicionalismo europeu (parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica) e promovendo a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do Brasil.

A equipe gestora parabeniza os professores e alunos envolvidos nesta atividade tão importante. A Semana de Arte Moderna revolucionou o pensamento e a visão cultural da sociedade da época, destacando e divulgando o cotidiano do povo brasileiro.