Colégio Anglo-CID comemora 50 anos de fundação

Criado em 1972, o CID surgiu pela necessidade de um colégio de aplicação para os alunos da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras realizarem seus estágios
12/05/2022

O Colégio Integrado de Dracena, atualmente Escola “Prof. Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes”, conhecido por todos como Anglo-CID, está celebrando 50 anos de fundação.

As atividades comemorativas iniciam na manhã de hoje (12), às 9h30, com as turminhas do Ensino Fundamental I realizando a soltura de balões biodegradáveis cheios de gás hélio em frente ao colégio. Em seguida, durante os ciclos de intervalos das aulas, serão servidos bolo e refrigerantes a todos os alunos.

No período da tarde, às 15h, as turmas do Ensino Médio, os representantes de sala do Ensino Fundamental II, gestores do colégio e professores estarão reunidos no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves” para a apresentação do vídeo comemorativo aos 50 anos do colégio, o depoimento da assessora do Sistema Anglo de Ensino Rosane Maria da Silva de Faria parabenizando o Anglo-CID e ressaltando os mais de 40 anos de parceria entre as instituições, e as apresentações de música e dança dos projetos Anglo Dance e Canções.

Em seguida, o ponto alto da celebração será a inauguração da nova sala dos professores, que homenageará Tatiana Santana Pelisson Froio (in memoriam), vice-diretora do colégio, e contará com a presença dos familiares.

Querida por todos que conviveram com ela, Tatiana teve uma trajetória marcante no Anglo-CID, iniciada em 2011, como professora do 2º ano do Ensino Fundamental. Já no ano seguinte, tornou-se coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I e do Ensino Médio. A partir de 2016, assumiu como vice-diretora do Anglo-CID, falecendo em 2021 após superar um câncer, vítima de complicações devido à Covid-19. Nos 10 anos em que atuou, Tatiana idealizou projetos, participou de conquistas importantes e premiações, como os quatro Leões de Ouro recebidos pelo colégio. Seu legado ficará eternizado pela lembrança de seu nome na sala dos professores do Anglo-CID.

Eulália Pires Fava, diretora do Anglo-CID, ressalta que comemorar os 50 anos deste colégio é um evento grandioso, que enche a todos de orgulho e de alegria: uma trajetória de dedicação, comprometimento e amor pela educação e pela arte de ensinar. Muitas conquistas foram alcançadas durante esta caminhada, caminhada por vezes tranquila e outras árdua, mas que nos levaram ao sucesso, tanto do colégio quanto dos profissionais que aqui compartilharam seus saberes, dos alunos que sentaram nesses bancos e das famílias que confiaram seus filhos aos nossos cuidados. Tivemos a perda irreparável da querida Tatiana Froio, mas sabemos em nosso coração que a sua presença se faz em todos os momentos, por isso nossa homenagem com a sala dos professores recebendo e eternizando seu nome, em lembrança à sua pessoa.

Edson Hissatomi Kai, diretor executivo da Fundec, destaca que o outrora Colégio Integrado de Dracena, hoje Colégio Anglo-CID, sempre teve grande importância na formação sólida para o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens com mais autonomia, responsáveis e conscientes. Essa referência baseada em inovações metodológicas educacionais proporcionou modelos para a faculdade Unifadra, especialmente em seus cursos superiores para formação de novos professores da educação básica. Foram milhares de pessoas que passaram por essa Escola ao longo de 50 anos de existência e, muitos, com o seu aprendizado, atuam com excelência nas mais diversas áreas profissionais no Brasil e no exterior.

Outros eventos

O cinquentenário do Anglo-CID vai ser celebrado ao longo do ano em diversas atividades voltadas aos alunos e amanhã, 13 de maio, será destacado nas comemorações dos 54 anos da Fundec durante a Cerimônia de Entrega das Condecorações de Mérito Educacional, que se inicia às 19h. A solenidade poderá ser acompanhada no canal oficial da Fundec em transmissão ao vivo pelo link: fundec.edu.br/cerimonia .