Anglo-CID comemora 50 anos e homenageia Tatiana Froio

16/05/2022

No dia 12 de maio, os alunos do Anglo-CID celebraram o cinquentenário do colégio. As festividades iniciaram cedo, com bolo e refrigerante servidos a todos durante os intervalos escalonados das aulas. Às 9h30, as turmas do Ensino Fundamental 1 cantaram parabéns, realizaram a soltura de balões biodegradáveis no jardim de entrada do colégio e prosseguiram com os estudos.

No período da tarde, os alunos do Ensino Médio participaram da solenidade realizada às 15h, no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves”, ressaltando os 50 anos de história do Anglo-CID e suas atividades atuais, encerrando com a homenagem à vice-diretora Tatiana Santana Pelisson Froio (in memoriam) e a inauguração da nova sala dos professores.

Eulália Pires Fava, diretora do Anglo-CID, fez a abertura oficial das comemorações e ressaltou que “inúmeras mudanças ocorreram durante esses 50 anos, e todas elas propiciaram recomeços, vitórias e sucessos”, falou das “cinco décadas trilhadas com perseverança, vencendo obstáculos e dificuldades, mas sempre com confiança, alegria e positivismo” e da construção de “um nome de referência, galgando um lugar de importância educacional e visibilidade na sociedade dracenense, na região e dentro do Sistema Anglo de Ensino, ao qual pertencemos”.

A diretora ainda destacou os “50 anos de experiências bem vividas, de aquisição de conhecimentos, estudos e sabedoria; de sonhos que já se realizaram e muitos outros que ainda se realizarão” e não se esqueceu que durante a “caminhada tivemos perdas, perdas irreparáveis como a da querida, amada e inesquecível “nossa Tati”. Mas finalizou sinalizando a “oportunidade de fazer parte desta equipe, deste colégio e poder comemorar seus 50 anos, com muito orgulho, respeito e gratidão a todos”.

A assessora pedagógica do Sistema Anglo de Ensino Rosane Maria da Silva de Faria também deu um depoimento em vídeo parabenizando a história e a tradição do Anglo-CID, destacando que o colégio está há 42 anos com o Sistema Anglo. “Parabéns a todos pelo trabalho espetacular, que destaca o colégio Anglo-CID no Sistema Anglo pelos resultados obtidos e pelo empenho de sua equipe”.

Edson Hissatomi Kai, diretor executivo da Fundec, agradeceu a presença de todos, em especial, à família de Tatiana Froio, neste dia de festa e comemoração. Lembrou que sonhava em estudar no CID e aqui fez o colegial juntamente com o curso técnico em contabilidade, mas antes estudou em “escola pública, no método tradicional, e vejo a diferença para hoje com as novas metodologias”. Também indicou aos alunos que “hoje vocês estão vendo os frutos da nova escola. Nos empenhamos em mudar as tecnologias e as metodologias de ensino aqui e não posso esquecer de falar do trabalho da Tati, que começou este processo. A instituição vive um novo momento e contamos com nossos alunos trazendo ideias para que possamos melhorar todos os dias”, finalizou.

A professora Amanda Matreiro contou a história de sucesso do Anglo-CID, destacando que “atualmente ele atende mais de 500 alunos de Dracena e região e é destaque nacional entre os parceiros do Sistema Anglo. Essa visibilidade é resultado do excelente trabalho da equipe do colégio, da dedicação dos alunos e da parceria com os familiares”. Ela lembrou ainda que “o colégio completa 50 anos e a parceria firmada com o Sistema Anglo de Ensino acontece há 42 anos”.

Após os discursos, subiram ao palco os alunos e a professora Flávia Araujo, do projeto Canções, para uma apresentação de música. Em seguida, nove alunas do Anglo Dance, orientadas pela professora Aline Siqueira, mostraram uma linda coreografia aos presentes.

O momento mais esperado foi a homenagem à Tatiana Santana Pelisson Froio (in memoriam), vice-diretora do Anglo-CID, que se dedicou intensamente à Educação e por 10 anos atuou no desenvolvimento das atividades do colégio, acompanhando de perto “sua prole”, os alunos.

Os convidados puderam conhecer os bastidores de sua história profissional, contada pelas lembranças de amigos de trabalho que compartilham a paixão pela profissão, e retratou o empenho de Tati no estudo para a implantação do Novo Ensino Médio e conquistas como o primeiro prêmio do Sistema Anglo “Leão de Ouro”, que ocorreu devido ao engajamento de seu trabalho na plataforma Plurall; mas que também destacou sua liderança natural, seu jeito autêntico e cheio de empatia, que não fazia distinção entre as pessoas, que torcia e se alegrava pela vitória de todos.

Em seguida, a diretora Eulália convidou os familiares de Tatiana para descerrar a placa de inauguração da sala dos professores “Profa. Tatiana Santana Pelisson Froio”, que eterniza o legado da vice-diretora com a lembrança de seu nome na instituição.

Cinquentenário do Colégio Anglo-CID

Ao longo de 2022, serão realizadas atividades com os alunos alusivas à comemoração. Criado em 1972, o CID (Colégio Integrado de Dracena) surgiu pela necessidade de um colégio de aplicação para os alunos da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras realizarem seus estágios. Em 1982, a então escola de Primeiro e Segundo Grau de Dracena passa a ser denominada “Professor Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes”, conhecida por todos atualmente como Anglo-CID Dracena.