Egressos de Medicina da Unifadra publicam trabalho sobre antidepressivos e alteração de peso corporal em revista científica

06/03/2023

Os médicos Eric Augusto Solis e César de Magalhães Rocha Leonello, alunos egressos da Unifadra, publicaram o artigo intitulado “Alteração de peso em pacientes em tratamento com antidepressivos: revisão narrativa”, na revista Research, Society and Development.

Os autores destacaram que os antidepressivos são comumente usados na tentativa de remissão de diversas patologias de elevada incidência e prevalência mundial, mas são associados a diversos efeitos colaterais, como ganho ou perda de peso, que, por sua vez, podem gerar inúmeras repercussões biopsicossociais.

Segundo a orientadora, Profa. Dra. Joyce Mendes Gomes, o trabalho observou que os antidepressivos se diferenciam quanto à possibilidade de causarem alteração de peso corporal, e que mesmo os antidepressivos que pertencem a uma mesma classe não promovem essa alteração seguindo um mesmo padrão. Ela ainda ressaltou que o artigo contribui para a educação em saúde ao relatar os possíveis danos relacionados ao uso indiscriminado ou ao abandono do tratamento com antidepressivos por alteração de peso corporal, o que pode ocorrer devido à falta de esclarecimento da população.

O artigo pode ser conferido no link (vol. 11, nº 12, 2022): https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34904/29230

A direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam os ex-alunos Eric e César e a professora Joyce pelo desenvolvimento do trabalho e a publicação do artigo, e ressaltam a importância do compartilhamento das informações e dos resultados obtidos em periódicos especializados.

Research, Society and Development
A publicação é uma revista científica mensal e multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico, que apresenta os resultados ocorridos em diferentes áreas do conhecimento. Ela recebe o conceito C da CAPES, fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados brasileiros.