Egressas de Medicina da Unifadra publicam trabalho sobre transtorno bipolar em revista científica


08/03/2023


As médicas Amanda Gerônimo Conde e Maria Laura Martins Fagundes, alunas egressas da Unifadra, publicaram o artigo intitulado “Abordagens terapêuticas do episódio de mania no transtorno bipolar”, na revista Brazilian Journal of Health Review.

Segundo a orientadora, Profa. Dra. Joyce Mendes Gomes, nos estágios na área de Psiquiatria, as autoras tiveram contato com pacientes diagnosticados com transtorno afetivo bipolar (TAB), de modo que constataram a gravidade dessa psicopatologia e a dimensão do impacto negativo que traz à vida dos portadores, principalmente quando não tratada. Então, decidiram realizar uma revisão integrativa de literatura a respeito das principais abordagens terapêuticas (farmacológicas e não farmacológicas) empregadas no tratamento durante os episódios de mania no transtorno bipolar, visando assim contribuir para o aumento da qualidade de vida dos pacientes, além de estimular novas pesquisas sobre o tema para melhor abordagem dos casos.

De acordo com as autoras, os estudos revisados demonstraram que o diagnóstico precoce e o tratamento farmacológico de episódios agudos desse transtorno de humor melhoram significativamente os resultados, reduzindo o número de recaídas e dobrando a taxa de resposta ao medicamento. Além disso, ressaltaram que a psicoterapia deve ser usada em conjunto com o tratamento farmacológico, pois pode reduzir a frequência e a duração dos episódios de alteração de humor, aumentar a adesão à medicação, reduzir as recaídas e melhorar as impressões clínicas.

O artigo pode ser conferido no link (vol. 5, nº 4, jul./ago. 2022): https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJHR/article/view/51036/38308

A direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam as ex-alunas Amanda e Maria Laura e a professora Joyce pelo desenvolvimento do trabalho e a publicação do artigo, e ressaltam a importância do compartilhamento das informações e dos resultados obtidos em periódicos especializados.

Brazilian Journal of Health Review (BJHR)
Revista bimestral que tem por objetivo disseminar o conhecimento na área da saúde por meio da publicação de artigos científicos que apresentem contribuições originais, tanto empíricas quanto teóricas. Segundo a classificação da CAPES, Qualis Periódicos no quadriênio 2017-2020, a revista está classificada como B3 na área de Medicina.


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA