Procura nas faculdades por curso de Psicologia cresce no Brasil

28/03/2023

Em recente pesquisa apontada pela Folha de São Paulo (março de 2023), o curso de Psicologia tem tido um aumento grandioso em sua procura. A pesquisa observou que, de 2010 para 2021, o número de matrículas para Psicologia cresceu mais que o dobro no Brasil, indo de 136,4 mil para 289,8 mil, somando um crescimento de 112,4%. No mesmo período, os demais cursos superiores oferecidos no País cresceram 41% (somados presenciais e EaD).

Atualmente tudo o que diz respeito à saúde mental, e principalmente ao bem-estar emocional, tem gerado um grande efeito na população brasileira, que nos últimos anos tem reconhecido e ressignificado o papel do psicólogo na sociedade. Este é um dos motivos que fez com que a procura pelas faculdades de Psicologia crescesse tanto nos últimos anos e atingisse a marca de segundo curso mais procurado, segundo a Folha de São Paulo.

A profissão é relativamente nova se comparada a outras que já estão há mais de cem anos fundamentadas no país, porém é uma profissão que foi acompanhando o desenvolvimento e as necessidades da sociedade em manter uma vida socioemocional saudável com toda carga que é exposta no dia a dia. Dessa forma, foi possível garantir espaço de atuação não só em clínicas, mas também em escolas, no esporte, na área jurídica, em empresas, no atendimento em relação à violência contra a mulher e em todo lugar que se preze pela compreensão do ser humano.

Hoje são mais de 436 mil psicólogos registrados no Conselho Federal de Psicologia, e o número tende a crescer com a formação anual de grandes turmas do curso de Psicologia.

Na Unifadra, segundo a Profª Ma. Andréa Frizo, nota-se esse crescimento na procura pelo curso e que o mundo do trabalho está em busca de profissionais para as mais diferentes áreas, aumentando as oportunidades para os psicólogos recém-formados. “Sabe-se que estamos passando por um momento de grandes demandas relacionadas à saúde mental da população, advindas não apenas da pandemia, mas de um século marcado pelo grande avanço da tecnologia, aumento das demandas relacionadas ao trabalho, ansiedade, entre outras questões. Assim, o psicólogo torna-se um profissional essencial nos cuidados com o ser humano do século XXI.”

O curso de Psicologia da Unifadra tem duração de 5 anos, corpo docente especializado, ofertando por meio de metodologias inovadoras conteúdos teóricos e práticos, sobre a  ciência e a profissão. Tem também à disposição do estudante uma Clínica Psicológica e parceria com instituições públicas e privadas do município para oferecer estágios que auxiliam o estudante na aprendizagem de métodos e técnicas em Psicologia, para atender as diferentes demandas da sociedade na atualidade.

Por isso, se você sonha em ser psicólogo, este é o momento para buscar o curso de Psicologia. A Unifadra está à disposição para apresentar sua estrutura física e a formação em Psicologia.