Alunos de Psicologia da Unifadra visitam o CREAS de Brasilândia/MS

03/04/2023

No dia 17 de março, os acadêmicos do 9º termo do curso de Psicologia da Unifadra, acompanhados pela professora Ma. Fátima Simone Silva Pereira Consoni, visitaram o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Brasilândia (MS). O encontro faz parte de conteúdos que são abordados na disciplina Cidadania, Direitos Humanos e Prática Profissional, que tem por objetivo apresentar um dos contextos em que o psicólogo está inserido na atuação profissional.
A unidade oferece o Serviço de PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), podendo ofertar outros serviços, como Abordagem Social e Serviço para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas famílias. Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da Assistência Social ou outros serviços públicos do município, no CREAS também são oferecidos informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estímulo à mobilização comunitária.
O intuito da visita foi conhecer o trabalho que é desenvolvido pela equipe que acompanha a população do município. Vale destacar que o CREAS é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas pessoas e famílias em situação de risco, com violação de direitos, sendo elas, violência física, psicológica, sexual, negligência; trabalho infantil; situação de rua; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; cumprimento de medidas socioeducativas, abandono, entre outras.
Estiveram presentes, na equipe de trabalho que recebeu e orientou os acadêmicos sobre o trabalho desenvolvido, a coordenadora do CREAS, a psicóloga Fernanda Monteiro dos Santos Miranda, o psicólogo Rener Batista Ferraz (que é formado pela Unifadra), e as assistentes sociais Gislaine Teixeira Prado e Maria Aparecida Garcia do Nascimento.
Segundo a coordenadora do curso de Psicologia Profª Ma. Andréa Frizo, são visitas como essa que possibilitam aos acadêmicos conhecer de perto a realidade das pessoas que são atendidas por esse serviço, bem como a atuação dos profissionais com a população. Neste sentido, o encontro foi um momento de muitas reflexões e construção de conhecimentos com o acolhimento de toda a equipe de trabalho do Centro de Referência. A Profª Fátima Simone completa com uma citação de uma grande pesquisadora na área, Ana Maria Bock: “é preciso que a Psicologia, como ciência e profissão no Brasil, se desenvolva a partir de uma ética de direitos humanos; é preciso que o sujeito, objeto de trabalho e pesquisa dos psicólogos, seja sempre concebido como um sujeito de direitos”.
A coordenação do curso, a profª Ma. Fátima Simone e os acadêmicos agradecem imensamente a oportunidade que tiveram e a disponibilidade dos profissionais de compartilhar o trabalho desenvolvido no município.
O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini também agradeceu a oportunidade dada aos alunos e ressaltou o quanto é importante ter nossos acadêmicos envolvidos nessas vivências profissionais.