Anglo-CID Dracena comemora o Dia do Patrono

05/04/2023

O Colégio Anglo-CID, unidade mantida pela Fundec, comemorou na sexta-feira, dia 24 de março, o Dia do Patrono. Na ocasião, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio realizaram apresentações e homenagens, no Ginásio Galenão, ao fundador e patrono do colégio, o Prof. Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes.

Durante o mês, a escola realizou uma ação social com arrecadação de fraldas e produtos de higiene pessoal que foram revertidos para instituições da cidade. A escola organizou um painel, no qual os alunos colaram adesivos para mensurar a quantidade de arrecadações trazidas.

A ação foi uma das atividades do Dia do Patrono. Este ano, o volume de arrecadação foi inédito, com um total de 2.203 itens, sendo 243 pacotes de fraldas geriátricas, 1.449 sabonetes, 343 cremes dentais, 50 desodorantes, 17 shampoos, 35 hidratantes, 16 cotonetes, 3 lenços umedecidos, 40 papéis higiênicos e 1 fio dental. As instituições favorecidas foram: Bom Samaritano, Matriz São Francisco, Casa dos Velhos e Avapac.

Nesta manhã também ocorreu a cerimônia de posse  do Grêmio “Rui Barbosa”, onde a chapa “Parlamento Jovem” foi empossada para gestão 2023.

De acordo com a diretora Eulália Fava, ações como essa, além de colaborar com a comunidade, ressaltam o espírito de solidariedade dos alunos. A escola agradece a parceria de sempre das famílias, que sempre participam das campanhas propostas.

Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes, patrono do Colégio Anglo-CID, nasceu em 25 de março de 1893, em Tietê (SP), e teve sua vida dedicada à educação e à solidariedade. Diplomado pela Escola Normal de Botucatu (SP), foi professor de Português na Escola Técnica de Comércio e colaborou para a criação do Colégio Integrado de Dracena (CID) e da faculdade que originou a Unifadra. Algumas de suas iniciativas ganharam apoio e resultaram na criação da Casa dos Velhos, que era seu grande sonho. Participou também dos movimentos para a criação da Sociedade Amigos de Dracena e da Casa do Menor, além de muitos outros serviços e obras sociais. Foi e continua sendo um exemplo de vida, pois viveu em harmonia com aquilo em que acreditava, sempre valorizando a educação e o aprendizado.