Psicologia da Unifadra realiza curso de Introdução à prática psicoterapêutica ao surdo

06/04/2023

O curso "Introdução à prática psicoterapêutica ao surdo", promovido pelo departamento de Psicologia da Unifadra, foi realizado nos dias 25/02, 11 e 25/03/2023, para estudantes e profissionais da Psicologia que pretendem ofertar atendimento psicoterapêutico aos surdos.

Ministrado pelos instrutores Prof. Esp. Eduardo Antoniassi Oliveira e Prof. Esp. Hugo Cesar Machado de Brito, o curso contou com teorias psicológicas e prática da LIBRAS, visando contribuir na formação dos profissionais da saúde mental, para que estes possam atuar com a comunidade surda, considerando que este público não possui boas condições de acessibilidade, tanto em consultórios particulares, quanto no sistema público de saúde.

O curso colaborou para reflexões sobre promoção da saúde e da qualidade de vida, um direito garantido a todos, de modo a contribuir com a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Segundo o Prof. Esp. Eduardo Antoniassi Oliveira, o curso promoveu uma introdução ao aprimoramento da qualidade técnica, a fim de ampliar e atualizar os conhecimentos teórico-técnicos e habilidades pessoais dos alunos, para conduzir os processos psicoterápicos com excelência, levando em consideração as características biopsicossociais do indivíduo.

A coordenação do curso de Psicologia parabeniza os professores e todos os alunos participantes do curso, afirmando que a formação e o desenvolvimento de práticas inclusivas são fundamentais para a garantia de direitos de pessoas com deficiências e que favorecer isso é papel fundamental da Psicologia como ciência e profissão.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabenizou a equipe pela realização do curso.