Alunos de Medicina da Unifadra visitam o Lar Santa Terezinha em Junqueirópolis

11/04/2023

Os alunos do 6º termo de Medicina da Unifadra Dracena realizaram uma visita técnica ao Lar Santa Terezinha, em Junqueirópolis, no dia 30 de março, acompanhados pelo enfermeiro e preceptor Maer Gumiero, do CAPS de Junqueirópolis, e pela assistente social responsável pelo atendimento na comunidade terapêutica da instituição Dhiane Fernandes.

Segundo o preceptor da turma, o objetivo da comunidade terapêutica é fazer com que a pessoa interrompa completamente o consumo de álcool e outras drogas a partir do modelo de abstinência. O enfermeiro explicou que este modelo se opõe ao que é definido pelo de redução de danos, que prevê um uso responsável e consciente com redução gradativa antes de ingressar na comunidade terapêutica.

"Aqui, antes de ingressar é exigido que a pessoa se comprometa com a abstinência e com as condições do início do tratamento. Uma vez dentro, o paciente perde o vínculo com a comunidade exterior por 30 dias, que é o período de gravitação, em que são estabelecidas normas e rotinas e elas participam de trabalhos diversos, além de práticas de espiritualidade e religiosidade e acompanhamento no ambulatório médico de saúde mental do município", explica Maer.

"Para os alunos, é importante estar preparado para urgências psiquiátricas e conhecer o funcionamento do serviço de saúde mental. Além disso, explicamos sobre a RAPS - Rede de Atenção Psicossocial, que anda em conjunto com a atenção básica, o ambulatório de saúde mental e o CAPS", finaliza.

O diretor acadêmico da Unifadra, Prof. Dr. Enio Garbelini, ressalta que Junqueirópolis foi uma das cidades que apoiou a implantação do curso de Medicina em Dracena, sendo uma importante parceira, que recebe os alunos em suas unidades de saúde.