Unifadra participa do CONBRAMENE 2023

O congresso é considerado um dos principais eventos do Brasil na grande área de Ciências da Saúde
07/06/2023


Nos dias 17 a 20 de maio foi realizado em Londrina (PR) o IX Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício (CONBRAMENE). Denise Bueno, coordenadora do curso de Educação Física da Unifadra, participou do evento apresentando os resultados do Programa Parkinson, desenvolvido pela faculdade em parceria com a Prefeitura Municipal de Dracena, no dia 18.

O trabalho “Análise do perfil de funcionalidade de pacientes com doença de Parkinson ao longo de um ano de intervenção com exercícios”, que tem como autores a profissional de Educação Física Profa. Dra. Denise Rodrigues Bueno, o estudante de Medicina Leonardo Medeiros e a fisioterapeuta docente da Unifadra Profa. Ma. Luciana Ota, está disponível nos anais do evento pelo link: https://conbramene.com.br/files/anais2023b.pdf

Segundo os autores, o resultado das avaliações realizadas pelo Programa Parkinson indica que um programa de exercícios físicos sistematizados, duas vezes por semana, parece ser benéfico para manutenção de funcionalidade, podendo exercer papel protetor para quedas e hospitalizações.

Denise Bueno destacou “a importância de, mais uma vez, estarmos apresentando nossos trabalhos em congressos dessa natureza. Os resultados desse projeto têm sido discutidos por pesquisadores em vários locais, levando o nome da nossa instituição”.

O diretor acadêmico da Unifadra Prof. Dr. Enio Garbelini parabeniza os colaboradores do Projeto Parkinson pelo trabalho que vêm desenvolvendo desde 2018 para a promoção de qualidade de vida aos pacientes do projeto e destaca a importância de compartilhar estes resultados com a comunidade acadêmica em diferentes eventos e congressos de que a Unifadra tem participado.

Sobre o CONBRAMENE 2023
O Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício (CONBRAMENE) tem sido considerado um dos principais eventos do Brasil na grande área de Ciências da Saúde, sendo uma referência para o desenvolvimento e consolidação da Educação Física como área de conhecimento, fortalecendo a parceria acadêmica estabelecida entre o Centro de Educação e Esporte da UEL e o Departamento de Educação Física da UEM. Vale destacar que o evento tem priorizado os aspectos qualitativos, com a presença em média de 30 bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, além de pesquisadores emergentes com destaque em diversas áreas do conhecimento.


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA