Unifadra realiza a Semana da Inclusão


15/06/2023


Nos dias 23 a 26 de maio, a Unifadra promoveu a 1ª edição da Semana da Inclusão: Saúde Mental e Direitos Humanos e a 8ª edição da Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que teve como tema “Altas Habilidades: inclusão por quê?”.

Os eventos foram realizados, respectivamente, pelas turmas do 7º e do 9º termo do curso de Psicologia, com a organização dos professores Dra. Alessandra de Arriba Rossetto, do Esp. Rodrigo Carrilho Pedrini e da Ma. Laízi da Silva Santos. A Semana da Inclusão ainda contou com a apresentação das alunas de dança do Projeto Culturando, que é mantido pela Prefeitura Municipal de Dracena, orientadas pela professora Aline Siqueira, além da apresentação da fanfarra da APAE de Dracena, regida pelo professor Clodoaldo Carvalho de Jesus.

O primeiro dia foi dedicado à saúde mental e aos direitos humanos e contou com uma roda de conversa com o enfermeiro Maer Gumiero, a coordenadora e pedagoga Daiani Nogueira Ribeiro, ambos profissionais do CAPS I de Junqueirópolis, e a terapeuta ocupacional Isabela Paschoalotto Marques. As discussões abordaram a saúde mental e as estratégias de acolhimento nos serviços de saúde. Em seguida, o psicólogo Igor Marçal Mena discutiu o tema “Quando ser quem sou gera adoecimento: considerações acerca da saúde psicológica de pessoas LGBTI+”, trazendo importantes reflexões sobre as questões LGBTI+ e o combate ao preconceito e discriminação.

Nos dias 24, 25 e 26 foi realizada a VIII Semana da Inclusão, que trouxe como tema “Altas Habilidades: inclusão por quê?”, organizada pelo 9º termo como atividade curricular da disciplina Psicologia e Necessidades Especiais. Essas noites contaram com palestrantes com amplo conhecimento sobre as altas habilidades e a superdotação, os psicólogos  Ma. Camila Incau, Me. Alexandre Aguiar Victuri e Dra. Taíza Fernanda Ramalhais e a pedagoga Esp. Meiriellen Puga Rufato, que trouxeram informações que possibilitaram a construção de conhecimento sobre a temática.

Segundo a Profa. Ma. Laízi da Silva Santos, o evento trouxe contribuições para a comunidade acadêmica e para o público geral, propagando informações importantes e tirando as temáticas da invisibilidade social. “As altas habilidades são um tema pouco estudado em nossa região e discutir esse assunto é relevante para que possamos identificar e criar adaptações e estratégias de atendimento para as pessoas que as têm”, sinalizou.

A coordenadora do curso de Psicologia, a Profa. Ma. Andréa Frizo, ressaltou que “a Semana da Inclusão, além de oferecer informações sobre os temas propostos e promover reflexões importantíssimas sobre os direitos de pessoas consideradas minorias, possibilitou que os acadêmicos e convidados da instituição e da comunidade pudessem debater questões relacionadas à saúde psicológica, dentre elas a prevenção ao suicídio, o que reforça o compromisso da Psicologia com ações continuadas que visem ao bem-estar emocional de toda a sociedade”.

O diretor acadêmico Prof. Dr. Enio Garbelini, parabenizou os acadêmicos pela realização do evento, agradeceu a presença dos convidados e do público e destacou que “a Unifadra apoia as causas inclusivas e julga ser importante promover a construção conjunta de conhecimentos por meio da discussão com especialistas, além da divulgação de informações sobre as temáticas abordadas ao público geral”.


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA