Feira de Ciências do Anglo-CID recebeu milhares de alunos de Dracena e região

15/06/2023

O Colégio Anglo-CID Dracena, unidade mantida pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), realizou em 31 de maio e 1º de junho de 2023, no Ginásio de Esportes “Galenão”, a 24ª Feira de Ciências e Tecnologia.

O evento teve como proposta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), mediante os quais os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental se organizaram em equipes multisseriadas, inspiraram suas ideias e produziram seus trabalhos.

Foram elaborados vinte e quatro projetos que foram submetidos a quatro bancas de avaliação compostas por três docentes cada, que percorreram os estandes de apresentação nas manhãs e tarde do evento e analisaram os trabalhos de acordo com os quesitos de avaliação pré-estabelecidos.

O evento recebeu cerca de 1.790 estudantes das escolas estaduais de Dracena, Junqueirópolis, Nova Guataporanga, Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes e São João do Pau D’Alho; das escolas municipais de Dracena, Jamaica, Jaciporã, Junqueirópolis, Ouro Verde, Panorama e Santa Mercedes; estudantes da Instituição Novo Amanhecer (Dracena), ETEC “Profa. Carmelina Barbosa” (Dracena), colégios Maxi Dracena e Anglo Panorama; além de familiares e demais visitantes da comunidade que prestigiaram o evento.

Os temas das apresentações versaram sobre a 6ª ODS: Água Potável e Saneamento, A Reciclagem Moderna, Água e Energia Sustentável, Causas e Consequências de Mudanças Climáticas, Cidade Comunidade, Cidade dos “Sonhos”, Cidades US (Urbanização Sustentável), Compostagem e seus Benefícios, Destruidores dos Mares, Doenças Mentais e Físicas, Energia a Vento, Energia Eólica, Energia Renovável, Erupção Vulcânica, Fauna Marinha, Little Limon Energy, O Mundo à Beira Mar, Poluição Oceânica, Saúde e Bem-Estar, Tempo de Decomposição do Lixo na Natureza, Tipos de Energias Renováveis, Trânsito Ambiental, Um Mundo Anti-Fome, Vida na Água - Corais.

Segundo a coordenadora pedagógica do ensino fundamental II, Cristiane Cardozo da Silva, “nossos estudantes foram os grandes protagonistas deste evento! Da formação das equipes à construção das ideias, da divisão das tarefas à exposição dos trabalhos, nossas feras agiram com plena autonomia, somando potenciais, compartilhando esforços e superando, juntos, todos os desafios! Foi lindo ver o entusiasmo dos nossos estudantes na apresentação de suas criações, a visita dos familiares para prestigiá-los e a satisfação de todo o público por tudo que viram e ouviram! Com certeza nossos estudantes levarão deste evento o conhecimento que constrói mentes conscientes e cidadãs, o aprendizado sobre a importância do trabalho em equipe, a memória de uma experiência feliz e bem sucedida. A 24ª de Ciências e Tecnologia do Colégio Anglo-CID foi um sucesso!  Que venham as próximas!”