Evento da Psicologia da Unifadra compõe campanha de enfrentamento à violência doméstica

.
10/10/2023

Foi realizada na Unifadra, no Auditório “Prof. Geraldo Mariano Alves”, uma roda de conversa sobre o combate à violência contra a mulher. O evento fez parte do Agosto Lilás, campanha nacional que visa conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência doméstica e familiar e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

O encontro promoveu um diálogo com os estudantes do curso de Psicologia da Unifadra e foi organizado pela Profa. Esp. Fátima Simone Silva Pereira Consoni, representante da faculdade no Conselho Municipal de Direitos da Mulher, juntamente com a coordenação do curso.

Participaram da roda de conversa a Delegada Titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Luciana Nunes Falcão, a psicóloga Michele Rodrigues Rubira, a advogada e tesoureira da OAB Erica Bessegato, a advogada e coordenadora do programa OAB por Elas Margarete de Cassia Lopes e o professor do curso de Psicologia da Unifadra Cleber Consoni Alves. Estiveram também presentes no evento os advogados José Carlos Vilela e Caroline Neves, vinculados ao Programa OAB por Elas.

Foi feita uma introdução ao evento pela coordenadora do curso de Psicologia, Laízi Santos, que contextualizou a instituição do Agosto Lilás.

Durante a roda de conversa, os profissionais trouxeram sua experiência no atendimento a famílias vítimas de violência doméstica, promovendo a reflexão nos presentes sobre a importância de um comportamento acolhedor, simpático e sem julgamentos para que a mulher possa sair da situação de abuso.

Foram salientados os diferentes tipos de violência e como os profissionais de Psicologia e de Pedagogia podem auxiliar no combate.

Para Laízi Santos, é importante trazer informações sobre estas temáticas sociais para os estudantes, pois isso contribui para a construção de práticas contextualizadas com as demandas sociais, intensificando o combate da violência contra a mulher e promovendo a saúde mental de toda a família.

A professora Fátima Simone reforça as colocações da professora Laízi e ressalta a importância de discussões que possibilitem a promoção de iniciativas de políticas para a promoção da igualdade e o combate à violência de gênero.

O diretor acadêmico da Unifadra, Enio Garbelini, destaca o papel da comunidade acadêmica na disseminação das campanhas de conscientização. “A Unifadra busca sempre colaborar com as campanhas nacionais por meio de eventos organizados pelos nossos cursos”, declara.

As ações propostas no Agosto Lilás convergem com as propostas do Setembro Amarelo, em alusão à campanha de combate ao suicídio, pois falar de mulheres e famílias saudáveis é também uma valorização da vida.