Unati realiza solenidade de formatura de sua 15ª turma

.
19/12/2023

Em uma noite de celebração, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) realizou, no último dia 23 de novembro, o cerimonial de formatura da sua 15ª turma. O evento contou com a presença dos familiares e amigos dos formandos e de autoridades locais e representantes das instituições parceiras na realização do programa: Unesp Dracena, Prefeitura Municipal de Dracena e Fundação Dracenense de Educação e Cultura - Fundec, por meio de sua unidade de ensino superior Unifadra.

A mesa de honra foi composta pela Profa. Ma. Daniela Macário Custódio, vice-diretora acadêmica da Unifadra e presidente da mesa; a Profa. Dra. Cristiana Andrighetto, representante do Conselho de Curso de Zootecnia da Unesp; o vice-prefeito Guido Francisco Baggio, também presidente da EMDAEP; o vereador Danilo Ledo dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Dracena; Luciano Gerlin, presidente do Conselho de Curadores da Fundec; Edson Kai, diretor executivo da Fundec, e as coordenadoras da Unati Prof. Dra. Pamela Gomes Nakata de Freitas (núcleo Unesp) e Prof. Dra. Sheila Regiane Franceschini (núcleo Unifadra/Fundec).

A entrada dos formandos foi um momento solene e destacou a 15ª turma da Unati, que recebeu o nome da aluna “Eunice Moreira da Costa Marinho”, em reconhecimento à dedicação com que ela participou do programa.

A execução dos hinos Nacional e de Dracena foi seguida pelo pronunciamento do presidente da Câmara, Danilo Ledo, que ressaltou os quinze anos de atividades da Unati em Dracena e o quanto é importante valorizar a educação. “Parabenizo o trabalho realizado e os formandos. Que vocês possam disseminar o quão feliz vocês foram aqui para que outros venham e possam sentir também esse orgulho de se formar numa universidade”, lembrou o vereador.

O ato de compromisso da Unati foi proferido pela formanda Sônia Maria Correa Amaro, seguido pela entrega dos certificados, conduzida pelas professoras Pamela Gomes Nakata de Freitas e Sheila Regiane Franceschini.

O discurso da oradora Valentina Aparecida Pinto trouxe mensagens inspiradoras aos colegas de turma, enquanto as homenagens prestadas pelos formandos foram momentos marcantes da cerimônia. Destaque para as homenagens especiais, em que alunos reconheceram o empenho e dedicação de professores e monitores, fortalecendo os laços entre a comunidade acadêmica.

A apresentação musical feita pelos formandos da música “Andança”, de Danilo Caymmi, proporcionou um momento de descontração e alegria, demonstrando o talento artístico presente na turma.

Nos pronunciamentos finais, as coordenadoras da UNATI Pamela Gomes Nakata de Freitas e Sheila Regiane Franceschini agradeceram às equipes que desenvolvem as atividades da Unati na Unesp e na Unifadra, além de parabenizar os formandos, reforçar o apoio e suporte que eles recebem de suas famílias e exaltar o exemplo de cada um dos alunos, que venceram suas dificuldades e se permitiram conviver, fazer amizades e aprender na melhor idade da vida.

O presidente do Conselho de Curadores da Fundec Luciano Gerlin parabenizou os formandos e destacou a disposição da turma em abraçar as oportunidades e superar os desafios em busca do conhecimento.

O diretor executivo da Fundec Edson Hissatomi Kai, ao parabenizar os formandos, falou sobre os 15 anos de história da Unati, destacando o papel da Fundec de oferecer oportunidades educacionais desde a infância até a melhor idade, e reforçou a importância da parceria com a Unesp e a Prefeitura Municipal para o alcance e impacto das atividades realizadas no programa.

A vice-diretora acadêmica da Unifadra Profa. Ma. Daniela Macário Custódio encerrou a cerimônia expressando sua admiração e seu agradecimento aos alunos da Unati, da Unesp e da Unifadra, bem como aos do colégio Anglo-CID, que participaram de atividades com os formandos. Agradeceu ainda a todos os docentes que desempenham um trabalho exemplar no projeto e revelou sua satisfação em estar presente a cada ano com os participantes do programa e deixou a certeza de que a Unati continua sendo um espaço de aprendizado e realizações para a terceira idade.

O evento foi encerrado com música e uma chuva de papel, marcando o fim de mais um ciclo da Unati. A transmissão da cerimônia está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CyqCGyVTMho .