Unifadra realiza colação de grau das turmas 2023

.
19/12/2023

Na noite de 14 de dezembro, a Unifadra, mantida pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), realizou, no salão da AGD Eventos, a cerimônia de colação de grau dos formandos de 2023 dos cursos de Pedagogia, Enfermagem, Educação Física e Psicologia.

A mesa de honra foi composta pelo diretor acadêmico Prof. Dr. Enio Garbelini, presidente da mesa; Arildo Luciano Gerlin da Silva, presidente do Conselho de Curadores da Fundec; Edson Hissatomi Kai, diretor executivo da Fundec; Profa. Ma. Andrea Frizo de Carvalho Barbosa, patronesse dos formandos da Unifadra de 2023, e demais paraninfos dos cursos: Profa. Dra. Silvana Ferreira de Souza Balsan (Pedagogia), Profa. Ma. Eunice Maria Zangari Nelli (Enfermagem), Prof. Esp. Rubens Rollo Cavallin Júnior (Educação Física) e Profa. Dra. Alessandra de Arriba Rossetto (Psicologia).

A cerimônia teve início com a entrada dos formandos das diversas turmas, tendo a 77ª turma do curso de Pedagogia recebido o nome da acadêmica Ainoã do Nascimento Macedo, em homenagem póstuma. Também foram recebidos com entusiasmo os formandos da 18ª turma de Enfermagem “Profa. Esp. Regiane Palomo Moraes”, da 16ª turma de Educação Física “Profa. Ma. Izabela dos Santos Ferro” e da 15ª turma de Psicologia “Profa. Ma. Andrea Frizo de Carvalho Barbosa”.

A patronesse dos formandos de 2023 Profa. Ma. Andrea Frizo emocionou a todos com seu discurso de reconhecimento pelo árduo trabalho de formação de profissionais. Ela agradeceu aos colegas de trabalho, professores e colaboradores, bem como às famílias, pela dedicação compartilhada ao longo dos anos.

Os formandos realizaram o juramento de seus respectivos cursos, simbolizando o compromisso ético com suas profissões: André Luis Lopes proferiu o juramento de Pedagogia, seguido pelos formandos Bárbara Isabela de Paula Higino de Enfermagem; Carmen Vitória Benites Morgado Brito de Educação Física e Heitor Araújo Pompolim de Psicologia.

A formanda Joyce Cristina Demaso, do curso de Psicologia, foi a oradora das turmas de 2023 e expressou sua gratidão e reconhecimento a todos que contribuíram para o sucesso de cada estudante. A seguir, foi realizada uma emocionante homenagem às famílias, com a entrega de rosas dos formandos aos seus entes queridos.

A Unifadra também homenageou o aluno com o melhor desempenho acadêmico de seu curso, com a entrega da Láurea Acadêmica: Paola Graziela Pivetta Fernandes (Pedagogia), Vitória Carolina da Silva (Enfermagem), Alan Crescimani Vaine (Educação Física) e Dauheyb Nonato Rodrigues (Psicologia).

Em seu pronunciamento, o presidente do Conselho de Curadores da Fundec Arildo Luciano Gerlin da Silva destacou a árdua jornada enfrentada pelos formandos para alcançar o tão esperado momento, ressaltou o sacrifício de muitos que conciliaram trabalho e estudo e, compartilhando sua experiência pessoal, evidenciou como a educação pode transformar vidas.

O diretor executivo Edson Hissatomi Kai relembrou a fala da oradora Joyce sobre as adversidades enfrentadas durante a pandemia e reconheceu a dedicação e perseverança dos formandos em continuarem seus estudos. Ao parabenizar as turmas, desejou sucesso e ressaltou o agradecimento aos familiares e amigos pelo apoio aos formandos.

Por fim, o encerramento da solenidade ficou a cargo do diretor acadêmico Prof. Dr. Enio Garbelini, que ressaltou a importância da dedicação e do empenho dos formandos para o desenvolvimento profissional e lembrou aos graduados sobre os juramentos feitos, incentivando-os a levá-los a sério. Ao encerrar a sessão solene, desejou boas festas, saúde e união a todos, parabenizando os novos profissionais formados pela Unifadra.

A solenidade teve transmissão ao vivo pelo canal oficial no YouTube da Fundec, proporcionando a participação virtual de familiares e amigos e pode ser assistida em https://www.youtube.com/watch?v=0tY6qgHCYts .