Egressas da Unifadra publicam trabalho sobre Parkinson em revista científica

.
03/01/2024


As médicas Clara Ferrari Pedro e Beatriz Barros Gutierre, alunas egressas da Unifadra, publicaram o artigo “Efeito da atividade física sistematizada sobre perfil geral de saúde e qualidade de vida de indivíduos com Doença de Parkinson” na revista Research, Society and Development.

Orientadas pela Profa. Dra. Denise Rodrigues Bueno, responsável pelo Departamento de Extensão da Unifadra, a dupla abordou a melhora física, mental e social de pacientes com Parkinson a partir da prática regular de exercícios físicos.

Segundo as autoras, o trabalho analisou resultados de pacientes do Programa Parkinson, no período entre 2019 e 2020, que realizam exercícios duas vezes por semana, uma hora por sessão, que se constituem de atividades de marcha, coordenação motora, força muscular, equilíbrio e lateralidade.

Foram observadas melhorias nos valores médios de pressão arterial sistólica e diastólica, qualidade de vida, mobilidade, avaliação da vida diária, comunicação e desconforto corporal, além da redução de internações dos pacientes do programa. Os resultados positivos da abordagem não farmacológica indicam que é possível retardar ou minimizar o agravamento da doença e o desenvolvimento de complicações futuras com a prática regular de exercícios físicos, indicam as autoras.

O artigo pode ser conferido no link (vol. 11, nº 14, ano 2022):
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36043

A direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam as alunas pelo trabalho desenvolvido e pela publicação do artigo e ressaltam a importância do compartilhamento das informações e dos resultados obtidos em periódicos especializados.

Research, Society and Development
A publicação é uma revista científica mensal e multidisciplinar focada em promover o desenvolvimento social, científico e tecnológico, que apresenta os resultados ocorridos em diferentes áreas do conhecimento.


Compartilhe


(18) 3821-9000

(18) 3821-9004

OUVIDORIA