Enfermagem: estudantes da Unifadra visitam a Pousada Bom Samaritano

.
23/04/2024

A turma do 5º termo do curso de Enfermagem da Unifadra, acompanhada pela Profa. Ma. Cleire de Almeida Beretta, visitou a Pousada Bom Samaritano, no dia 5 de abril, como parte do cronograma das aulas práticas de Enfermagem Psiquiátrica.

Os acadêmicos foram recebidos pela enfermeira Márcia e pelo padre Osvaldir, que explicaram o funcionamento da comunidade terapêutica e os critérios de inclusão, adesão e alta dos pacientes com dependência química em reabilitação no local.

Segundo a professora, os estudantes iniciam as aulas práticas de Enfermagem Psiquiátrica no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, que é a unidade responsável por acolher esse público e, havendo necessidade, faz o encaminhamento dos indivíduos para a reabilitação em hospitais, clínicas ou comunidades, como a Pousada Bom Samaritano.

A visita à comunidade terapêutica é o fechamento das etapas pelas quais um paciente pode passar e possibilita aos estudantes que entendam todos os processos envolvidos, desde o acolhimento do paciente até a reabilitação.

Na visita, os acadêmicos ainda tiveram a oportunidade de entrevistar dois pacientes moradores da comunidade terapêutica que estão completando o ciclo de 6 meses e se preparando para a alta e retorno para o convívio com familiares.

A professora Cleire ainda ressalta que a atividade vivenciada agrega valores e faz com que os estudantes desenvolvam as habilidades necessárias para a atuação na área de Enfermagem Psiquiátrica, que cresce a cada dia.

“Atividades como essa são fundamentais para o aprendizado dos nossos estudantes, que tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho em saúde mental realizado em nossa região, entendendo como é a prática da assistência de Enfermagem nessa área. Foram momentos de bastante aprendizado e troca, que contribuíram para a ampliação do conhecimento dos nossos alunos”, acrescenta a Profa. Dra. Lilian Carla Ferrari Sossai Panicio, coordenadora do curso de Enfermagem da Unifadra.