
A Unifadra Dracena abre matrículas para a pós-graduação lato sensu em Neuropsicopedagogia. A especialização é voltada a profissionais graduados que atuam ou desejam atuar no apoio ao aprendizado de estudantes público-alvo da Educação Especial, diante das crescentes demandas por inclusão no contexto educacional.
A nova Pós-graduação em Neuropsicopedagogia da Unifadra foi desenhada para profissionais formados em cursos superiores como Medicina, Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Educação Física, entre outros, que tenham interesse no aprimoramento profissional nas áreas da Neurociência e Educação Especial e desejam ganhar segurança na atuação com TDAH, dislexia, TEA e outros perfis de aprendizagem, diferenciar-se no mercado e melhorar perspectivas de carreira.
Segundo o diretor executivo da Fundec, mantenedora da Unifadra, Edson Kai, há uma carência regional de profissionais qualificados para atender essas novas demandas. “Estamos em contato permanente com prefeituras e secretarias municipais de Educação e Saúde, que relatam dificuldade em preencher vagas que vêm sendo abertas na região”, destaca.
Dados do Censo Escolar 2024, realizado pelo Inep, reforçam esse cenário. Entre 2023 e 2024, as matrículas de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) na educação básica cresceram 44,4%. O Ministério da Educação também tem apontado a inclusão como prioridade nas políticas públicas educacionais.
A pós-graduação em Neuropsicopedagogia da Unifadra Dracena integra conhecimentos da Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Educação Especial, com foco na atuação interdisciplinar exigida pelo modelo de educação inclusiva, para entender e intervir em dificuldades de aprendizagem de alunos com transtornos de neurodesenvolvimento.
Para o diretor acadêmico da Unifadra, Prof. Dr. Enio Garbelini, a formação terá impacto direto nas instituições de ensino da região. “A especialização vai formar profissionais preparados para enfrentar os desafios da inclusão, da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo, favorecendo práticas pedagógicas mais eficazes”, afirma.
Com carga horária total de 360 horas e duração de 18 meses, o curso contará com atividades práticas presenciais e encontros virtuais, permitindo a conciliação entre a formação acadêmica e a rotina profissional.
As vagas são limitadas e as matrículas já estão abertas!
Pós-graduação lato sensu em Neuropsicopedagogia
Matrículas: de 28/01 a 06/04
Início das aulas: 11 de abril de 2026 (18 meses/360 horas)
Semipresencial: aos sábados, das 8h às 12h
Investimento: 18 x de R$ 230,00 (duzentos e trinta reais)
Egressos da Unifadra e colaboradores: R$ 200,00 mensais
Informações e matrículas:
Secretaria Geral da Fundec (Rua Bahia, 332, Dracena, SP)
Horário de atendimento, das 7h30 às 18h30
Telefone: (18) 3821-9008 / e-mail: secretariageral@fundec.edu.br