Alunos da Unifadra participaram de Programa de Bolsa de Iniciação à Docência

O programa, denominado PIBID, é uma proposta da CAPES/MEC e levou os alunos ao campo de atuação em escolas de Dracena e Ouro Verde.
17/02/2020

Os alunos da Faculdade Unifadra participaram de atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de agosto de 2018 até dezembro de 2019. Os alunos dos cursos de Educação Física e Pedagogia atuaram nas escolas EMEFI João Vendramini (Dracena) e EMEF Profa. Julia Roseira (Ouro Verde) e, em contrapartida, tiveram bolsas de estudo.
A coordenadora do curso de Pedagogia da Unifadra Profa. Dra. Vanessa Andreto explicou que a proposta apresentada para a CAPES/MEC possui um caráter interdisciplinar entre as áreas de Educação Física e Pedagogia. O PIBID é um programa criado pelo Governo Federal. Diante disso, o objetivo essencial é contribuir para o processo de formação inicial dos estudantes destes dois cursos da Unifadra, levando para a prática docente no contexto da educação básica.
Os 24 alunos bolsistas realizaram as atividades nas escolas, construíram relatórios sobre suas experiências e compartilharam essas informações em reuniões mensais realizadas com a coordenação do Programa, feita pelas professoras da Unifadra Dra. Vanessa Andreto e Ma. Marcela Alexandra da Silva. “Foi perceptível que a experiência de desenvolver o PIBID alavancou o processo de reflexão de nossos alunos bolsistas, que puderam compreender a realidade da escola e construir de forma crítica conhecimentos acerca do processo de alfabetização, ancorados em princípios da psicomotricidade”, comentou Vanessa Andreto.
Em janeiro de 2020, a CAPES publicou um novo edital para o PIBID e Residência Pedagógica. A Unifadra está pleiteando novamente o processo. Para mais informações do programa: http://www.fundec.edu.br/unifadra/pibid .