Unifadra dá boas-vindas aos calouros com atividades de integração

17/02/2022

No dia 14 de fevereiro, a Unifadra recebeu seus novos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física, Enfermagem, Pedagogia e Psicologia com atividades de integração.

Cada curso organizou a programação de sua semana de recepção com atividades culturais, lúdicas e de integração, buscando um acolhimento humanizado dos calouros, que dão agora os primeiros passos na faculdade; além de incluir uma visita a toda a infraestrutura da Unifadra.

Logo no primeiro dia, os novos alunos participaram de dinâmicas, jogos, entre outros, bem como foram apadrinhados pelos veteranos, participaram das brincadeiras e foram engajados em ações solidárias.

A Pedagogia organizou atividades com contação de histórias, musicalização, xilogravura e o “passeio da centopeia”, que enfileirou os alunos para o tour pela faculdade. Entre as brincadeiras, os ingressantes receberam uma placa com seu nome (como aquelas usadas pelos alunos do 1º aninho do Ensino Fundamental) e uma chupeta para enfeitar suas máscaras de proteção. Eles podem deixar de usar os adereços quando fizerem uma doação de material escolar para a campanha do curso, que vai destinar os produtos arrecadados a uma escola pública.

A Educação Física está trabalhando na arrecadação de alimentos e recebeu seus calouros com atividades recreativas e esportivas coordenadas pelos veteranos. A turma já percebeu que a faculdade é “puxada” e as aulas já começaram firme, e eles vão passar a semana sem poder usar mochila para trazer seus materiais, além de carregar suas placas de calouros por um mês.

No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, os alunos receberam dos veteranos etiquetas identificando recursos computacionais e os professores aproveitaram o momento da brincadeira para explicar cada recurso e falar sobre as disciplinas. A turma também está arrecadando fraldas geriátricas que serão encaminhadas para a Casa dos Velhos de Dracena.

A Enfermagem recebeu os calouros com uma aula em que a professora fez várias exigências, depois eles souberam que a turma do último ano do curso tinha ensaiado a pegadinha. Cada novato também teve que carregar a placa com o nome de uma patologia, e agora deve pesquisar do que se trata para explicar para os colegas durante as próximas aulas. A ação solidária do curso é a arrecadação de produtos de higiene. Ontem (16) houve a visita da turma para conhecer as instalações da faculdade.

A Psicologia montou a árvore da nova turma usando as digitais dos calouros como folhas. Ao chegar, o aluno entintava o dedo e pressionava na cartolina, marcando seu nome logo abaixo. O intuito é de que, no 10° termo, eles revejam essa cartolina lembrando todo o processo até a formatura. A ação solidária também é a arrecadação de materiais escolares.

O diretor acadêmico da Unifadra Enio Garbelini destacou que a instituição tem tradição em receber seus alunos de forma harmônica, consciente e solidária, prezando sempre pela saúde física e psicológica de todos, com ações altruístas que beneficiem a comunidade regional.

Ainda dá tempo!
Para os interessados que querem iniciar os estudos ainda em 2022, o vestibular da Unifadra ainda está com inscrições abertas no site para ingresso imediato, após a aprovação: https://fundec.edu.br/unifadra/vestibular .
Mais informações: (18) 3821-9004 ou Whatsapp (18) 99802-1237.