Situações socioemocionais foram tema de atividade entre os cursos de Pedagogia e Psicologia da Unifadra Dracena

29/03/2022

Os departamentos de Pedagogia e Psicologia da Unifadra Dracena desenvolveram uma atividade voltada aos alunos do curso de Pedagogia com o intuito de discutir com os estudantes questões emocionais que geram ansiedade, estresse e a sensação de incapacidade de resolução de conflitos.

Com o tema "Reflexões acerca de situações de risco provenientes de situações socioemocionais", o evento foi realizado na última segunda-feira (21) e abordou alguns tipos de problemas psicológicos e psiquiátricos que podem ser desenvolvidos, inclusive falando sobre aqueles que podem já ter sido desenvolvidos e ainda não foram diagnosticados ou tratados.

Segundo a Profa. Dra. Vanessa Ribeiro Andreto, coordenadora do curso de Pedagogia, durante a atividade, esteve disponível o apoio do Plantão Psicológico, com a participação de três estudantes do 9º termo do curso de Psicologia, que ofereceram acolhimento psicológico aos acadêmicos de Pedagogia durante o evento.

"A atividade foi extremamente relevante, pois foi ao encontro de demandas que estão sendo vivenciadas pelos estudantes. Foi uma atividade em que pudemos realizar uma interlocução entre os cursos de Pedagogia e Psicologia", finaliza.

Os alunos da Psicologia que deram suporte ao evento foram: Carlos Eduardo Moreli Lima, Diene Aparecida Silva Costa e Nisa Fabiana Tutim Gonçalves.

Segundo a Profa. Ma. Andrea Frizo de Carvalho Barbosa, coordenadora do curso de Psicologia, “oferecer espaços para refletir sobre os sentimentos e as emoções vivenciadas pelos acadêmicos diante de situações de estresse ou de sofrimento emocional é fundamental para a detecção e acolhimento de problemáticas que precisam de cuidados, visando ao desenvolvimento ou à manutenção de uma boa saúde mental da comunidade acadêmica”.

Enio Garbelini, diretor acadêmico da Unifadra, ressalta que “esse tipo de evento é importante tanto pela relevância do tema abordado, como pela interlocução entre profissionais e alunos, com olhares diversificados dentro das suas áreas de atuação”.