Acadêmicos de Enfermagem realizam atividades na Escola Guilherme Tammerik

05/09/2022

Os acadêmicos do 6º termo do curso de Enfermagem da Unifadra têm visitado a Escola Guilherme Tammerik durante as atividades da disciplina de Saúde da Criança. As visitas são realizadas semanalmente e envolvem a saúde da criança e do adolescente, com acompanhamento de crescimento, educação para higiene corporal e prevenção de gravidez. Além disso, a cada 15 dias há uma atividade especial para a turminha da escola.

Os futuros enfermeiros já checaram o peso e a altura das crianças para a verificação de crescimento e desenvolvimento e estão traçando o gráfico de crescimento dos alunos. No dia 31 de agosto, os acadêmicos apresentaram um teatro de fantoches para falar de forma lúdica sobre a alimentação saudável e, no intervalo, serviram às crianças uma salada de frutas.

"Estas atividades proporcionam a vivência e a interação dos acadêmicos da Unifadra com a saúde da comunidade, aproximando nossos alunos para desenvolver um novo campo de trabalho, que é a saúde da criança na escola", ressalta a Profa. Ma. Eunice Maria Zangari Nelli, que acompanha os grupos na disciplina de Saúde da Criança.

A Profa. Dra. Lilian Carla Ferrari Sossai Panicio, coordenadora do curso de Enfermagem da Unifadra, destaca que estes processos são fundamentais para a formação dos enfermeiros, pois os ajuda a entender sua atuação em diferentes níveis de saúde, inclusive na escola. “É essencial que o acadêmico compreenda o trabalho, a importância e o valor dessas intervenções, pois a saúde precisa estar também na escola. O objetivo de atividades como estas é contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com foco no enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças”, finaliza.