Acadêmicos de Psicologia e Enfermagem abordam a valorização da vida e a saúde mental

10/10/2022

Os alunos do 6º termo de Psicologia e do 4º termo de Enfermagem, orientados pelas professoras Dra. Alessandra de Arriba Rossetto e Ma. Claudineia Macedo, promoveram o evento “A valorização da vida e a saúde mental”, alusivo ao Setembro Amarelo, no último dia 29.

Abrindo as atividades, os alunos de Psicologia Aline de Oliveira Brogin e Renan Buchini explicaram para o público que o suicídio é um fenômeno multifatorial de grande complexidade que envolve, além de aspectos biopsicossociais e do adoecimento mental, as desigualdades e violências estruturantes da nossa sociedade, apresentando-se como um desafio de extrema relevância à saúde pública, tendo em vista o impacto coletivo gerado e o seu alto grau de evitabilidade.

Em seguida, os estudantes de Enfermagem abordaram questões relacionadas ao suicídio e ao acolhimento por meio de apresentações de músicas e teatro e, sob coordenação dos acadêmicos de Psicologia, foi aberta a mesa redonda com a participação dos convidados: a médica psiquiatra Daniela de Oliveira Guidini, o enfermeiro Maer Gumiero e a coordenadora Daiani Nogueira Ribeiro, todos profissionais do CAPS I de Junqueirópolis.

A noite foi finalizada com reflexões construídas pela interação da comunidade acadêmica com os convidados, que evidenciaram que é preciso ter a serenidade do acolhimento e, também, estar sempre ativos e atentos ao longo de todo o ano: conosco, com aqueles que nos circundam, com o que criamos e com o que compartilhamos.

O evento relembrou que o Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, com o intuito de conscientizar e orientar a população sobre os fatores preditores do suicídio, a fim de prevenir a sua ocorrência.

A coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Ma. Andréa Frizo, agradeceu a participação dos profissionais convidados e afirmou que “a noite foi espetacular e o evento atingiu seus objetivos, trouxe para os estudantes da Unifadra e do CEP/UME reflexões fundamentais relacionadas à saúde mental da população, assim como, deixou evidente o potencial criativo e reflexivo desenvolvido ao longo do processo formativo dos estudantes da Unifadra”.