Docente da Unifadra conclui Mestrado - Profa. Aline Damasceno de Avance


26/10/2022


A médica cirurgiã e nutróloga, docente do curso de Medicina da Unifadra Dracena, Profa. Aline Damasceno de Avance fez sua apresentação de defesa no dia 26 de setembro e concluiu o Mestrado em Ciências da Saúde pela Unoeste de Presidente Prudente.

Com a dissertação "Estudo das Interações entre a Terapia Dietética e a Microbiota Intestinal na Doença Inflamatória Intestinal: revisão sistemática e metanálise", a docente foi orientada pela Profa. Dra. Rogéria Keller e pela Profa. Dra. Marilda Milanez Morgado de Abreu. Na banca de avaliação, estiveram presentes o Prof. Dr. Rodrigo Gasparini (Marília) e o Prof. Dr. Hermann Bremer Neto.

Segundo Aline, o estudo buscou evidências da importância da adequação de uma dieta correta para os pacientes com doença inflamatória intestinal, comprovando que houve melhora dos sintomas, bem como da qualidade de vida, para aqueles que adotaram dietas específicas como FOODMAP e nutrição enteral exclusiva.

“Acreditamos na necessidade de conscientizar os pacientes e médicos sobre a importância da abordagem multidisciplinar no tratamento de pacientes com doença inflamatória intestinal, que é uma doença crônica que pode trazer muitos prejuízos ao paciente”, ressaltou a nutróloga.

O estudo foi publicado no International Journal of Development Research, uma revista eletrônica mensal revisada por pares e conceito Qualis-CAPES A2 (que contempla periódicos de excelência internacional). Veja em: https://doi.org/10.37118/ijdr.25155.09.2022 (edição de setembro de 2022).

A direção executiva da Fundec, a direção acadêmica e a coordenação da Unifadra parabenizam a professora Aline Damasceno pela conquista e ressaltam a importância da busca contínua do conhecimento para seu crescimento pessoal, bem como para a Instituição, que passa a contar no seu corpo docente com profissionais titulados, cada vez mais qualificados e sempre atualizados, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento da Unifadra.


Compartilhe


(18)3821-9000

(18)3821-9004

OUVIDORIA