ANIMES realiza Fórum Nacional na Fundec, em Dracena

.
25/03/2024

Durante os dias 21 e 22 de março, a cidade de Dracena recebeu o 5º Fórum Nacional da ANIMES (Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior), um evento de relevância nacional sediado na Fundec (Fundação Dracenense de Educação e Cultura), mantenedora da Unifadra. O fórum reuniu líderes educacionais de todo o país para debater questões cruciais sobre o ensino superior.

A cerimônia de abertura, realizada no dia 21, foi marcada pela presença de reitores e dirigentes de universidades, centros universitários e faculdades municipais brasileiras. O diretor executivo da Fundec, Edson Kai, expressou a satisfação em receber o evento: "Para nós é uma honra muito grande poder sediar este fórum, essencial para a troca de ideias e de conhecimentos entre os parceiros gestores educacionais de todo o Brasil".

A palestra inicial, intitulada "Panorama do Ensino Superior no Brasil", foi proferida por Márcio Sanches, economista e coordenador da Universidade Corporativa do SEMESP. Sanches apresentou dados relevantes do setor educacional e abordou questões como financiamento estudantil, fornecendo um panorama abrangente da situação atual do ensino superior no país.

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a palestra do Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. Em sua apresentação, França trouxe insights valiosos sobre a interseção entre educação e empreendedorismo no Brasil, destacando a importância do setor educacional como catalisador do desenvolvimento econômico e social.

Na ocasião, o Ministro Márcio França recebeu a mais alta honraria da Fundec, a Condecoração de Mérito Educacional, uma homenagem da instituição por todo o apoio recebido em seus anos de mandato junto ao governo estadual e federal.

Outros temas relevantes foram abordados ao longo do fórum, incluindo "Tendências dos Vestibulares", apresentado por Henrique Luiz Monteiro, Superintendente de Planejamento da Fundação Vunesp, e "Educação Superior: cenário, desafios e oportunidades", com Claudia Schmeiske, doutora em Educação pela UnB e pesquisadora.

No segundo dia do evento, 22 de março, as discussões continuaram com a palestra "Aprendizado em tempos de inteligência artificial", ministrada por Julio Borba, mestre em Neurociências e conselheiro titular no Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE). Além disso, Inácio Feitosa, Diretor de Projetos do Instituto IGEDUC, apresentou reflexões sobre o futuro das Instituições de Ensino Superior Municipais, explorando a relação entre tecnologia, gestão e capital humano.

O fórum também incluiu uma reunião ordinária da ANIMES, proporcionando um espaço para discussões estratégicas e a troca de experiências entre os participantes.