




































As unidades mantidas pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) — Colégio Anglo-CID, Colégio Maxi Dracena, CEP/UME e a instituição de ensino superior Unifadra — participaram do Desfile Cívico que celebrou os 80 anos de Dracena. O evento foi realizado na última quarta-feira (10) e reuniu milhares de pessoas ao longo das avenidas.
Educação que se entrelaça com a cidade
Fundada em 1968, a Fundec celebra 57 anos de atuação contínua em Dracena/SP, formando, ao longo de mais de cinco décadas, crianças, jovens e adultos em diferentes níveis de ensino e contribuindo para o desenvolvimento regional com profissionais preparados para as demandas contemporâneas.
No Desfile Cívico, o colégio Anglo-CID apresentou uma composição que relacionou passado e presente da educação. Em destaque, o primeiro uniforme da escola e o uniforme atual; um carro temático com equipamentos históricos, como mimeógrafo e um modelo didático de planetário em madeira. Em diálogo com o presente, a escola trouxe a representação de práticas de ensino e aprendizagem baseadas em metodologias ativas, por meio do programa Fera em Ação. Também foram apresentados projetos que integram o cotidiano escolar, como Anglo Dance, Projeto Canções, Esportes e Anglo Cultura.
Já a escola de cursos técnicos CEP/UME, unidade mantida pela Fundec que há décadas contribui para a formação profissionalizante em Dracena e região, levou ao desfile representantes dos cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia, reforçando a importância da formação prática e focada em áreas de alta demanda.
O Colégio Maxi Dracena destacou seu Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais. Um dos representantes desfilou com fantasia de robô, simbolizando o ambiente de inovação, programação e cultura digital trabalhado na unidade.
Representando os cursos superiores, docentes, equipe gestora e alunos de todos os cursos da Unifadra participaram do desfile: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Educação Física, Enfermagem, Pedagogia, Psicologia e Medicina. O ônibus utilizado pelos estudantes integrou a apresentação, reforçando a identidade acadêmica da instituição e a abrangência de sua atuação.
Conforme frisa o diretor executivo da Fundec e presidente da Comissão dos 80 Anos de Dracena Edson Kai, a presença da Fundec com suas unidades escolares no Desfile foi relevante. “A criação desta Instituição há 57 anos, se confunde com uma Dracena ainda jovem e que muito contribui para o desenvolvimento da Cidade Milagre. Parabéns Dracena, Fundec e todas as Instituições que fazem parte dessa linda história de 80 Anos!”, declarou.